PARA OUVIR

Programa Mundaréu é feito em parceria entre a UnB e a Unicamp

 

Podcast Mundaréu apresenta temas da antropologia de maneira simplificada. Imagem: Free Vector

 

Mas o que é mesmo que um antropólogo faz? Muitos estudantes que decidem cursar Ciências Sociais na universidade precisam responder essa e outras perguntas a familiares, amigos e conhecidos. Para traduzir de forma simples e livre de jargões da área, nasceu o podcast Mundaréurealizado por duas professoras e cerca de 20 estudantes da UnB e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

 

>> Acesse aqui o site do Mundaréu

 

Idealizado pelas professoras Soraya Fleischer, do Departamento de Antropologia (DAN) da UnB, e Daniela Manica, do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (LABJor) da Unicamp, a cada programa, um profissional da antropologia e um interlocutor de pesquisa – como são chamadas as pessoas que vivem nas localidades onde os antropólogos realizam suas pesquisas – conversam sobre um determinado tema.

 

“Em vez de antropólogos serem chamados para uma entrevista, para uma conversa e eles relatarem sobre outras pessoas, escreverem onde essas pessoas vivem, como eles vivem, de longe e na terceira pessoa, a ideia é trazer pra perto essa pessoa com quem o antropólogo conviveu em campo, na aldeia indígena, no chão de fábrica, no movimento social, na associação comunitária. Para nós, é muito importante ouvir os dois juntos e não um falando do outro”, explica Soraya Fleischer, uma das idealizadoras do Mundaréu.

Daniela Manica e Soraya Fleischer são as idealizadoras do podcast Mundaréu. Foto: Arquivo Pessoal.
As docentes Daniela Manica (Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da Unicamp) e Soraya Fleischer (Departamento de Antropologia da UnB) são as idealizadoras do podcast Mundaréu. Foto: Arquivo Pessoal

 

Os episódios do Mundaréu já foram tocados mais de 17 mil vezes no Spotify e no site do podcast. Para a professora Soraya, popularizar a antropologia e torná-la mais acessível a todos os públicos é uma missão importante do programa de áudio, para combater a desinformação e os ataques que esta área do conhecimento tem sofrido. Segundo a docente, há entraves governamentais em relação às ciências humanas em geral.

 

"Ameaçando corte de recursos, questionando a importância das áreas de reflexão para a constituição de uma nação. Então, a gente gostaria de traduzir mais a antropologia para fora. Falar o que a gente faz, como a gente faz, como a gente faz pesquisa, o que a gente estuda, para que serve a reflexão sobre o humano”, detalha.

 

ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO – A extensão (um dos pilares do ensino, que leva a universidade para a comunidade) é um dos grandes focos do programa, mas não é o único. A divulgação das ações e resultados de pesquisa na antropologia também têm grande peso na realização do Mundaréu, além, é claro, do ensino.

 

“Ao envolver estudantes na produção do podcast, a gente os ajuda a pensar como falar da antropologia de uma forma mais acessível, de maneira mais ampla, como falar de uma área sem estar dentro do seu jargão científico tão fechado. Estamos também ensinando esses estudantes como manejar uma série de softwares, para eles saírem da graduação com mais um conjunto de ferramentas que eles vão poder colocar em prática, uma vez formados”, reforça Soraya.

 

A realização do programa já trouxe outros desdobramentos, como a série Mundo da Sala de Aula, desenhada, produzida e divulgada pelos estudantes da equipe e selecionada pelo programa A3M, Aprendizado para o Terceiro Milênio, apoiado pelo Centro de Educação a Distância da UnB (Cead).

 

“Eles que escolheram o tema dessa série e a gente produziu nove episódios. Os programas foram utilizados em sala de aula, e a equipe acompanhou os professores que adotaram esses episódios, e acompanhou o uso desses episódios em sala de aula, a extensão deles como material didático. E agora, por fim, numa terceira etapa do projeto, eles estão escrevendo os resultados dessa experiência toda: a produção e o uso da série”, relata a professora.

 

OUTROS PODCASTS A popularidade desses programas em áudio é uma realidade crescente. E há vários deles em diversos setores da UnB. Confira alguns programas para não deixar de ouvir:

 

Série Ciência Aberta no Canal Spotify do Contabilidade Conectada  É uma parceria entre o projeto de extensão Contabilidade num Ambiente Conectad@ com a Sociedade (Contabilidade Conectada) e o Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade de Brasília, PPGCont/UnB. Os episódios apresentam, de forma prática e objetiva, a produção e o conhecimento científico gerados nos cursos de graduação e pós-graduação em Ciências Contábeis da UnB, numa linguagem clara e acessível.

 

Archai – Podcast da Cátedra Unesco Archai sobre as Origens Plurais do Pensamento Ocidental – Universidade de Brasília. A cada nova edição, são compartilhados conhecimentos sobre personagens da Antiguidade.

 

REL- cast socioambiental – Feito por alunas e alunos de Relações Internacionais da UnB, é voltado para a temática socioambiental. O REL- cast socioambiental busca trazer para a comunidade debates acerca daquilo que é possível fazer na prática, em âmbito individual e particular, para promover uma consciência socioambiental. Dividido nos blocos: teoria na prática (ações que podem contribuir para meio ambiente e sociedade) e política ambiental global (temas relacionados ao debate acadêmico).

 

Amazônia Além da Floresta – Dos bastidores da cobertura jornalística de viagem realizada em 2019 por acadêmicos da UnB à maior floresta tropical do planeta, surge o Amazônia Além da Floresta, podcast da Darcy, revista de jornalismo científico e cultural da UnB. Com quatro episódios, retrata o encontro dos universitários com os povos da floresta durante a quarta edição do projeto de extensão Vivência Amazônica. Histórias de lutas e conquistas de comunidades que vivem na Amazônia estão em destaque na série, que também traz panorama da atual situação do bioma.

 

Papo UnBês – Sobre a UnB e para a UnB. Feito por alunos de cursos e visões diferentes tentando criar um espaço onde seja possível tirar dúvidas acadêmicas, burocráticas, sociais. O objetivo é integrar os ouvintes ao meio acadêmico.

 

Eu Quero Saber – Produzido pelo curso de Administração da Universidade de Brasília, em parceria com o Programa de Iniciação Científica e o Programa de Pós-Graduação em Administração. O programa desmistifica a pesquisa científica e ainda objetiva ajudar ouvintes a se atualizarem sobre diversos temas em episódios curtos e descontraídos.

 

Leia também:

>> Pesquisa que usa inteligência artificial para frear agravamento da covid-19 em regiões brasileiras é premiada

>> Solidariedade a estudantes africanos da Universidade de Brasília

>> Casa Niemeyer leva prêmio por transpor exposição de arte presencial para formato digital

>> Brasília celebra 60 anos da sua primeira escola parque, conceito pedagógico embasado na integração

>> UnB relembra iniciativas desenvolvidas em prol da sociedade, neste ano de pandemia

>> Edição especial da Revista Humanidades reflete sobre a pandemia

>> Mutação do novo coronavírus: qual é o real perigo?

>> Edição especial do Boletim Coes traz panorama da pandemia e retrospectiva das ações da UnB contra covid-19

>> Selo Pesquisa, Inovação e Ousadia da Editora UnB tem mais 18 novos títulos

>> Cepe aprova resolução com regras para o próximo semestre

>> Revista Darcy traz reflexão aprofundada sobre a pandemia

>> Universidade de Brasília divulga editais de abertura do Programa de Avaliação Seriada

>> Biblioteca Central disponibiliza serviço de digitalização de obras físicas do acervo

>> Iniciada segunda rodada da pesquisa social com a comunidade acadêmica acerca do semestre remoto

>> UnB manterá aulas em modo remoto no próximo semestre

>> UnB tem 25 pesquisadores entre os mais influentes do mundo

>> Artistas apoiam mobilização da Universidade de Brasília por recursos contra a covid-19

>> Em webinário, DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19

>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.

Palavras-chave