PLANEJAMENTO

Programação do encontro anual, previsto para julho, acontecerá nos quatro campi da Universidade de Brasília

Após as visitas aos campi, a diretoria da SBPC e o comitê local discutiram as atribuições da UnB no planejamento da 74ª Reunião Anual. Foto: Divulgação

 

As atribuições da Universidade de Brasília (UnB) para garantir o sucesso da 74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) foram detalhadas em dois dias de visita aos espaços físicos dos campi e em reunião virtual. A diretoria da SBPC reuniu-se com o comitê executivo local na terça-feira (30) e quarta-feira (1). Parte das comemorações dos 60 anos da Universidade, o encontro da SBPC está previsto para acontecer entre 24 e 30 de julho de 2022.

 

>> Universidade de Brasília recebe encontro da SBPC em 2022

 

“Agora vamos entrar em um ritmo mais acelerado com as comissões e vamos ter o primeiro rascunho do grande projeto para que possamos começar, de fato, a pensar nos detalhes da execução”, disse a decana de Pesquisa e Inovação da UnB, Maria Emília Walter.

 

Além de mobilizar a comunidade interna, a UnB vai construir parcerias com outras instituições do Distrito Federal, planejar as grandes ações (SBPC Jovem, SBPC vai à Escola e SBPC Cultural) e providenciar a adequação de infraestrutura, como transporte entre os campi, transmissão ao vivo, segurança sanitária e garantia de acessibilidade para pessoas com dificuldades de locomoção.

Encontro para tratar da realização do evento anual da SBPC na UnB também foi realizado de forma virtual. Imagem: Reprodução

 

PANDEMIA – Uma das preocupações para a realização da Reunião Anual é o quadro epidemiológico do Brasil à época da realização do evento, que reduziu a programação científica para menos da metade de anos anteriores. A programação científica e cultural vai acontecer no campus Darcy Ribeiro. Os campi de Planaltina, Ceilândia e Gama receberão um dia de SBPC Jovem e SBPC Vai à Escola – eventos destinados a aproximar a ciência dos estudantes e jovens.

 

Será a primeira reunião com atividades em formato híbrido (parte presencial e parte on-line), após dois anos de encontros 100% remotos em decorrência da pandemia de covid-19.

 

“Vamos continuar vigilantes com as condições sanitárias e disponibilizar as inscrições por lotes, para avaliarmos se podemos ampliar ou congelar as inscrições”, destacou Cláudia Sales, secretária da SBPC.

 

A apresentação de pôsteres será realizada de forma 100% virtual, assim como todos os minicursos. É esperado um fluxo de seis mil pessoas durante os dias da reunião, divididas entre as diversas atividades.

 

“Essa reunião será histórica. A primeira depois de muitas perdas, depois de dois anos sem uma reunião presencial. A gente vive uma situação dramática para a ciência e tecnologia no país, para os brasileiros, com a volta da fome e a desorganização da educação”, lamentou Cláudia Sales.

 

Leia também:

>> UnB volta a ofertar disciplinas esportivas no Centro Olímpico

>> Estudantes devem fazer matrícula em disciplinas de graduação até 6 de dezembro

>> UnB se prepara para retorno gradual e seguro do trabalho presencial em 7 de dezembro

>> Auditoria Interna completa 35 anos de trabalho e zelo pela Universidade

>> UnB publica edital do Vestibular de 2022

>> Cepe amplia dupla diplomação e simplifica gestão de vagas na graduação

>> UnB estreita parceria com o Japão

>> Projeto de extensão leva conhecimento sobre ciência por meio do teatro

>> Estão disponíveis os novos editais do Programa de Avaliação Seriada

>> Publicada resolução que define retorno ao trabalho presencial

>> Guias ajudam a garantir a segurança da comunidade no retorno presencial

>> Saiba como comunicar suspeitas e casos de covid-19 à Universidade

>> UnB em Ação: um ano de ações sistemáticas de combate à pandemia

>> Nova funcionalidade do app Guardiões da Saúde facilita o monitoramento de casos de covid-19 na UnB

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19

>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.

Palavras-chave