AUXÍLIO

Assistência terá duração de seis meses e visa facilitar o desenvolvimento das atividades acadêmicas durante o ensino remoto emergencial

Prioridade será dada a estudantes vindos de escolas públicas e/ou com renda familiar bruta per capita de um salário mínimo e meio. Foto: Freepik

O Decanato de Assuntos Comunitários, por meio da Diretoria de Acessibilidade (Daces/DAC), lançou edital inédito para auxiliar estudantes de graduação cadastrados e atendidos pela Daces na aquisição de recursos de acessibilidade e tecnologia assistiva necessários às atividades acadêmicas no ensino remoto emergencial. Serão selecionados até 250 graduandos para receber bolsas de R$ 465 pelo período de seis meses. As inscrições foram prorrogadas e podem ser realizadas até dia 23 de setembro, pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa). O resultado final será divulgado pelo site da Daces e pelo Sigaa.

Segundo o decano de Assuntos Comunitários, Ileno Izídio, o edital visa garantir condições para aprendizagem e permanência de discentes com deficiência nos cursos na atual conjuntura. “Pela primeira vez na UnB, esses estudantes recebem apoio direto para permanecer na luta diária de se formar por uma das mais importantes universidades do país”, destaca.

A prioridade da assistência são discentes vindos da rede pública de ensino básico e/ou que possuam renda bruta per capita de até um salário mínimo e meio. Os beneficiados devem permanecer matriculados efetivamente na Universidade durante todo o semestre em que receberão o auxílio e no semestre subsequente.

PRÉ-REQUISITOS – No ato da inscrição, o estudante deve enviar uma série de documentos previstos no edital. Para se candidatar a uma das bolsas, o interessado deve estar com matrícula ativa em um dos cursos de graduação da UnB e estar cadastrado na Daces, além de se enquadrar no público abrangido pela Política de Acessibilidade da Universidade (é possível consultar no edital).

Os beneficiados devem usar o valor da bolsa para a compra de itens como mobiliário adaptado, livros em formato acessível e recursos para comunicação alternativa, para mobilidade e/ou informática acessível, e para promoção da acessibilidade na comunicação e informação. É necessário prestar contas do uso do auxílio em, no máximo, 45 dias a partir da aquisição.

ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL – O decano Ileno Izídio alerta que a assistência estudantil vem sofrendo cortes, contingenciamentos e bloqueios desde 2019. Este ano, a Universidade recebeu recursos de emenda parlamentar para contornar a situação. Parte dessa verba foi direcionada para o edital da Daces e para outras propostas do DAC que atendam a demandas emergenciais relacionadas à pandemia de covid-19, como auxílio socioeconômico e editais de apoio à inclusão digital e à saúde mental.

“A UnB deve ter sido a única universidade a receber este recurso adicional. Num tempo de crises, cortes e restrições, a assistência estudantil estará bem cuidada até a votação do próximo Projeto de Lei Orçamentária Anual, em 2022”, afirma Ileno Izídio.

*estagiária de Jornalismo na Secom/UnB.

Publicação alterada em 17/9 para informe sobre a prorrogação do prazo de inscrições.