ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

Oportunidades são de auxílio emergencial socioeconômico, apoio em saúde mental e auxílio financeiro para aquisição de computador

 

A Diretoria de Desenvolvimento Social (DDS) do Decanato de Assuntos Comunitários (DAC) está com três editais de auxílio emergencial abertos para estudantes de graduação com necessidades de assistência estudantil. Os editais oferecem bolsas de caráter temporário para atendimento a demandas relacionadas à pandemia de covid-19. Cada um tem seu próprio objetivo e regras, mas a data limite para inscrições vale para todos: 13 de setembro. Saiba mais abaixo.

 

 

APOIO SOCIOECONÔMICO – O edital oferta 1.544 bolsas de R$ 465 mensais durante seis meses (setembro/2021* a fevereiro/2022). Podem se candidatar estudantes de graduação da Universidade de Brasília em situação de vulnerabilidade socioeconômica que não recebam bolsas regulares de apoio à permanência.

As inscrições devem ser feitas até 13 de setembro pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). O resultado preliminar tem divulgação prevista para 17 de setembro. Para ter acesso a mais informações, acesse o edital completo.

 

 

APOIO À SAÚDE MENTAL – O edital oferta 200 bolsas de R$ 400 mensais durante seis meses (setembro/2021* a fevereiro/2022). Podem se candidatar estudantes de graduação da Universidade de Brasília que já possuam indicação profissional para tratamento psicológico e/ou psiquiátrico e renda familiar bruta per capita de até um salário mínimo e meio.

Estudantes que ainda não possuam indicação profissional mas desejem concorrer podem ser contemplados se ainda houver vagas remanescentes no momento em que a indicação for apresentada. Para entender os detalhes, acesse o edital completo. As inscrições devem ser feitas até 13 de setembro pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). O resultado preliminar tem divulgação prevista para 17 de setembro.

 

 

APOIO À INCLUSÃO DIGITAL – O edital oferta auxílio financeiro complementar para aquisição de equipamento eletrônico com funcionalidades de computador pessoal, em parcela única, depositada diretamente na conta corrente do estudante contemplado. O objetivo é que o estudante possa adquirir o equipamento para participar das atividades acadêmicas em modo remoto.

O estudante assistido deverá comprovar a aquisição por meio de nota fiscal ou contrato de compra e venda. Podem se candidatar estudantes de graduação da Universidade de Brasília com renda familiar bruta per capita de até um salário mínimo e meio que não tenham sido contemplados em editais anteriores de auxílio financeiro para inclusão digital.

As inscrições devem ser feitas até 13 de setembro pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). O resultado preliminar tem divulgação prevista para 17 de setembro. A prestação de contas deve acontecer até 30 de novembro. Acesse o edital completo.

 

 

ACOMPANHE A DDS – Em março de 2021, a Diretoria de Desenvolvimento Social (DDS) criou um perfil no Instagram (@dds.dac.unb) para melhorar a comunicação com os estudantes da UnB. A rede social é utilizada para divulgar informações a respeito de novos editais, prorrogação de datas, renovação de bolsas e resultados. Também são divulgados dados específicos, como o número de contemplados com os auxílios da UnB, que têm como objetivo favorecer a permanência de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica na Universidade.

Por meio do Instagram, é possível ter acesso a todos os canais oficiais da DDS e a ferramentas que ajudam os discentes na hora de se cadastrarem nos programas de assistência estudantil da UnB. Além do Instagram, o Facebook também é utilizado pela diretoria para manter contato com a comunidade acadêmica.

*primeiro pagamento em outubro, referente a setembro.

 

Leia também:

>> CAD estabelece novos critérios para ocupação de moradias

>> Cepe define que unidades acadêmicas comecem a planejar oferta de disciplinas com presencialidade

>> Centro Olímpico da UnB completa 50 anos

>> Universidade de Brasília recebe encontro da SBPC em 2022

>> UnB avança em ranking regional e ocupa a quinta posição entre as federais brasileiras

>> Referência no país, Hospital Universitário completa 49 anos

>> UnB é a quarta melhor federal do país, aponta Ranking de Xangai

>> HUB oferece programa de reabilitação pulmonar pós-covid

>> UnB opera a única estação de tecnologia infrassom do país

>> Saiba como comunicar suspeitas e casos de covid-19 à Universidade

>> UnB em Ação: um ano de ações sistemáticas de combate à pandemia

>> Nova funcionalidade do app Guardiões da Saúde facilita o monitoramento de casos de covid-19 na UnB

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19

>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.