ÓRGÃOS COLEGIADOS

O Conselho de Administração da UnB também aprovou doação de 2 milhões de dólares para reformas na Biblioteca Central

Duas decisões importantes marcaram a 407ª reunião do Conselho de Administração (CAD) da Universidade de Brasília nesta quinta-feira (2). Primeiro, a aprovação da Resolução 44/2021, que regulamenta a sistemática de pontuação e classificação de candidatos à ocupação dos imóveis residenciais destinados à moradia dos servidores da Universidade. O CAD também votou a favor da doação de 2 milhões de dólares (aproximadamente, R$ 10,4 milhões), pela Embaixada dos Emirados Árabes Unidos, para a reforma da fachada e do teto do prédio da Biblioteca Central (BCE), no campus Darcy Ribeiro.

Ao lado da reitora Márcia Abrahão, o decano do DAC, Ileno Izídio, pontuou as vantagens trazidas pelas aprovação da Resolução CAD 44/2021. Imagem: Reprodução

Sobre a resolução da moradia, o decano de Assuntos Comunitários, Ileno Izídio, afirma que a aprovação representa não só uma atualização, com correções na atribuição de pesos, "mas principalmente uma simplificação de procedimentos, de critérios e inequívoca economia de tempo entre a inscrição e a divulgação dos resultados".

Com a decisão do CAD, o Decanato de Assuntos Comunitários divulgará em breve o cronograma de inscrição e seleção para 2022, a ser feita em modo on-line. "O edital está pronto para ser publicado", adiantou o decano.

Em seu parecer favorável à doação dos Emirados Árabes, o professor Renato Tarciso Barbosa de Sousa destacou que o Regimento Geral permite a doação monetária para projetos específicos e que os doadores indicaram as condições de uso para os bens, negociadas durante três anos com a Reitoria, a Vice-Reitoria e os decanatos de Administração (DAF) e de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DPO), além da Secretaria de Infraestrutura (Infra). Segundo o relator, a doação trará "grandes benefícios" à BCE, à Universidade e à sociedade em geral.

Ao lado da reitora Márcia Abrahão e do diretor da FT, Márcio Muniz, o diretor da BCE, Fernando Leite, comemorou a doação feita à Biblioteca. Imagem: Reprodução

Aprovada com três abstenções e apenas um voto contrário, a doação prevê como contrapartida a colocação de placa comemorativa e de busto do xeique Zayed bin Sultan Al Nahryan (1918-2004), a instituição de bolsa de estudos e a oferta de disciplina sobre os Emirados Árabes Unidos versando sobre liderança, política externa, ciência política e história.

O montante a ser gasto na contrapartida está incluído no valor da doação a ser feita. "Essa doação é muito bem-vinda. A Biblioteca necessita dessa reforma, especialmente em sua cobertura, para continuar a oferecer um serviço de excelente qualidade", disse o diretor da BCE, Fernando Leite.

Veja abaixo a íntegra do CAD: