EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Dissertação de mestrado elaborada no Profciamb resultou em um instrumento interativo que fortalece a aprendizagem sobre a temática

Trilha foi elaborada a partir de percurso hidrológico no Parque Ecológico Riacho Fundo. Foto: Arquivo pessoal


Um aluno do Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (Profciamb) criou uma trilha virtual para ensinar o ciclo da água de forma intuitiva e inovadora a estudantes do ensino básico. O produto educacional é resultado da primeira dissertação defendida na Universidade de Brasília (UnB) como associada ao programa, pelo professor de geografia Eduardo da Silva Santos, com orientação do docente Gustavo Macedo de Mello Baptista.

 

O objetivo da trilha é fortalecer a temática da água, funcionando como um instrumento interativo para o aprendizado do ciclo hidrológico e das ciências ambientais. Ela foi elaborada no Parque Ecológico Riacho Fundo, no Distrito Federal, onde Eduardo trabalhava como educador ambiental. O público-alvo foram os alunos do Projeto Parque Educador, criado para fortalecer a educação ambiental e ampliar o espaço educativo das escolas públicas, aumentando a integração dos parques ecológicos com a comunidade.

 

Por esse motivo, a proposta inicial era que a trilha fosse desenvolvida de forma presencial, dentro do Parque. No entanto, durante a qualificação, em setembro de 2020, a banca sugeriu que o então mestrando mudasse para uma versão virtual, visto que os alunos do projeto já estavam no sistema remoto de ensino, devido à pandemia de covid-19. “Eu tentei fazer isso de forma gamificada, no formato de circuito virtual, não só para os alunos do projeto, mas também para a comunidade em geral, porque é possível acessar a trilha virtual de qualquer lugar do mundo”, explica Eduardo, que precisou enfrentar o desafio de aprender a criar um site com várias páginas para poder construir a trilha.

 

O geógrafo produziu oito vídeos explicando o passo a passo dos componentes do ciclo da água, montou as placas virtuais, que estão linkadas na trilha, e, em seguida, estruturou todo o site, com informações, como apresentação, metodologia, discussões complementares, além de um link para a trilha virtual. Apesar de ter sido pensada especialmente para alunos do sexto ao nono ano do ensino fundamental que participam do Projeto Parque Educador, ela tem tido uma boa receptividade de alunos de várias idades.

 

Além de uma oficina promovida com os professores do projeto, para ensiná-los a manusear o material, Eduardo também realizou testes com os alunos do Instituto Federal da Bahia, no campus de Valença, onde trabalha atualmente, e os resultados foram bastante positivos. Por ser um vídeo tranquilo, com brincadeiras no meio do caminho, torna o processo de aprendizagem mais leve e diferente, funcionando como um bom material complementar ao ensino promovido pelos livros e professores.

 

Após a defesa da dissertação, o Instituto Brasília Ambiental (Ibram), que administra o Parque, decidiu implantar as placas presenciais nos mesmos locais da trilha que aparecem na modalidade virtual. “Esse foi um ganho do projeto do Parque Ecológico Riacho Fundo e um ponto muito positivo. Quem ganha com isso? Os estudantes do Projeto Parque Educador e a comunidade, porque agora vão estruturar a trilha, dar uma movimentada, e, além disso, o meu trabalho também vai se tornar presencial”, comemora Eduardo.

 

Quem quiser conhecer a Trilha Virtual, pode acessá-la em: www.trilhavirtualdociclodaagua.com

 

Leia também:

>> Edital apoio estudantes em vulnerabilidade socioeconômica na aquisição de itens para atividades de ensino

>> Fernanda Sobral recebe título de Professora Emérita

>> DEX apoiará projetos nos polos de extensão do Paranoá e do território Kalunga

>> Estudantes da UnB elaboram materiais com orientações sobre o uso de plataformas abertas e gratuitas

>> Evento nacional premiará podcasts universitários

>> UnB é a quarta melhor federal do país, aponta Ranking de Xangai

>> Estudante da UnB tem artigo citado em decisão do STF

>> Faceta literária de Darcy Ribeiro é tema de mesa de seminário internacional

>> HUB oferece programa de reabilitação pulmonar pós-covid

>> UnB opera a única estação de tecnologia infrassom do país

>> Saiba como comunicar suspeitas e casos de covid-19 à Universidade

 >> Universidade vai superando a pandemia com ciência, planejamento e solidariedade

>> UnB em Ação: um ano de ações sistemáticas de combate à pandemia

>> Nova funcionalidade do app Guardiões da Saúde facilita o monitoramento de casos de covid-19 na UnB

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> Em webinário, DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19

>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.