ÓRGÃOS COLEGIADOS

Decisão foi tomada em reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), como parte do processo de retomada de atividades presenciais

O Decano de Ensino de Graduação, Diêgo Madureira e o vice-reitor, Enrique Huelva, reforçaram a importância de observar a circular do DEG que trata da oferta com elementos de presencialidade. Haverá encontros com coordenadores de curso ao longo do mês de setembro para sanar dúvidas procedimentais. Imagem: Reprodução

 

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Universidade de Brasília, em sua 630ª reunião, nesta quinta-feira (2), trouxe um pedido do Decanato de Ensino de Graduação (DEG) para que as unidades comecem a planejar atividades presenciais na oferta de disciplinas, para possível implementação no próximo semestre, o 2º/2021, previsto para começar em 17 de janeiro.

"Não se trata de antecipar uma decisão [sobre retorno presencial] que é do Cepe, mas de começarmos a planejar algo para quando esse momento chegar e o Conselho puder deliberar sobre o assunto", explicou o decano de Ensino de Graduação, Diêgo Madureira.

"Pedimos aos senhores conselheiros que reforcem junto às suas unidades a importância desse processo, uma vez que temos elementos que nos permitem vislumbrar o avanço para a etapa dois do Plano de Retomada", acrescentou o vice-reitor, Enrique Huelva.

Ao elaborarem a lista de oferta, as unidades devem observar a Circular DEG nº 30/2021, que traz prioridades para o planejamento, levando em consideração questões como demandas de prováveis formandos, por exemplo. Também será necessário elaborar um planejamento alternativo, caso o Cepe decida pela manutenção das atividades em formato remoto.

"É mais fácil voltarmos para o formato on-line a partir desse planejamento, caso necessário, do que o contrário", reforçou Diêgo Madureira.

OUTROS ASSUNTOS – Durante a reunião do Cepe, também foi apresentada aos conselheiros, para que levem a discussão às suas respectivas unidades, a proposta de regulamentação de estágios de graduação na Universidade de Brasília. A demanda surge do crescente número de questionamentos judiciais e da necessidade de padronizar os entendimentos e procedimentos dentro da UnB, o que deve levar a uma redução no tempo necessário para tramitar o processo na instituição.

Também foi aprovada a atualização dos atos regulatórios de autorização de cursos de graduação da UnB. Na prática, as nomenclaturas e os números de vagas que são utilizados pela Universidade e constam em edital serão atualizados no e-MEC, sistema eletrônico de acompanhamento dos processos que regulam a educação superior no Brasil.

Foram aprovadas ainda a indicação dos professores Cláudio Lorenzo, do Departamento de Saúde Coletiva, e Carla Targino, do Departamento de Enfermagem, ambos da Faculdade de Saúde, para a direção do Núcleo de Estudos em Saúde Pública do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (Nesp/Ceam) para o biênio 2021-2023. A chapa foi a única concorrente e foi eleita pela unidade e aprovada pelo Cepe por unanimidade.

 

Leia também:

>> Centro Olímpico da UnB completa 50 anos

>> Universidade de Brasília recebe encontro da SBPC em 2022

>> UnB avança em ranking regional e ocupa a quinta posição entre as federais brasileiras

>> Referência no país, Hospital Universitário completa 49 anos

>> Trilha virtual ensina o ciclo das águas para estudantes do ensino básico

>> Evento nacional premiará podcasts universitários

>> UnB é a quarta melhor federal do país, aponta Ranking de Xangai

>> HUB oferece programa de reabilitação pulmonar pós-covid

>> UnB opera a única estação de tecnologia infrassom do país

>> Saiba como comunicar suspeitas e casos de covid-19 à Universidade

>> UnB em Ação: um ano de ações sistemáticas de combate à pandemia

>> Nova funcionalidade do app Guardiões da Saúde facilita o monitoramento de casos de covid-19 na UnB

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> Em webinário, DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19

>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.