QUEDA DAS CITAÇÕES

Universidade de Brasília, outras cinco instituições públicas e uma privada ficaram em posição inferior à do ano passado na avaliação do THE

Queda das instituições brasileiras está relacionada ao menor volume de citações em artigos científicos. Foto: Secom UnB

 

Das 59 universidades brasileiras que integram o Times Higher Education World University Rankings 2022, sete desceram posições em relação à lista anterior. A Universidade de Brasília saiu da faixa 801-1.000 para a 1.001-1.200. Divulgado nesta quarta-feira (1º), o ranking traz a Universidade de Oxford, o Instituto de Tecnologia da Califórnia e a Universidade de Harvard nas primeiras colocações.

A avaliação considera 13 indicadores para medir o desempenho das instituições em pesquisa, qualidade de ensino, volume de citações em artigos científicos, projeção internacional, entre outros. De acordo com a revista britânica Times Higher Education (THE), responsável pelo levantamento, a queda das instituições brasileiras está relacionada, principalmente, ao menor volume de citações em artigos científicos.

Apenas a Universidade de Fortaleza (Unifor) subiu de posição. A instituição brasileira mais bem colocada é a Universidade de São Paulo (USP), seguida da Universidade de Campinas (Unicamp) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Além da UnB, perderam posições no ranking a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), a Universidade Estadual Paulista (Unesp), a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

"Boa parte das notas do THE dizem respeito a pesquisas de reputação, a cujos resultados não temos acesso, que são disponibilizados apenas mediante pagamento. Além do ataque interno às universidades públicas, a percepção negativa do país no contexto internacional respinga nas instituições de ensino", analisa a decana de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional, Denise Imbroisi.

A decana avalia a estagnação ou queda das universidades brasileiras no THE como resultado da retirada de recursos de fomento para pesquisas, de forma geral, mas ainda mais significativo nas humanidades e ciências sociais, áreas de boa parte dos pesquisadores da UnB. "Falta apoio governamental, por exemplo, para edição e editoração das revistas acadêmicas", destaca Imbroisi.

Juntem-se a isso os cortes nas bolsas de pós-graduação e os contingenciamentos de fundos que mantêm laboratórios. "A administração superior tem concentrado esforços para apoio a pesquisas e a pesquisadores, mas o cenário de escassez orçamentária não permite suprir todas as necessidades", aponta Imbroisi.

"A UnB se mantém na 6ª posição entre as universidades federais, apesar de ter caído internacionalmente, juntamente com outras universidades brasileiras. Começamos a sentir as consequências da redução do investimento permanente em pesquisa no Brasil. Se essa situação permanecer, ficará cada vez mais difícil para as universidades brasileiras se manterem competitivas mundialmente", afirma a reitora Márcia Abrahão. "Mesmo com esse cenário preocupante, não podemos desanimar. A Universidade tem todas as condições para enfrentar mais esse desafio."

 

Leia também:

>> CAD estabelece novos critérios para ocupação de moradias

>> Cepe define que unidades acadêmicas comecem a planejar oferta de disciplinas com presencialidade

>> Centro Olímpico da UnB completa 50 anos

>> Universidade de Brasília recebe encontro da SBPC em 2022

>> UnB avança em ranking regional e ocupa a quinta posição entre as federais brasileiras

>> Referência no país, Hospital Universitário completa 49 anos

>> UnB é a quarta melhor federal do país, aponta Ranking de Xangai

>> HUB oferece programa de reabilitação pulmonar pós-covid

>> UnB opera a única estação de tecnologia infrassom do país

>> Saiba como comunicar suspeitas e casos de covid-19 à Universidade

>> UnB em Ação: um ano de ações sistemáticas de combate à pandemia

>> Nova funcionalidade do app Guardiões da Saúde facilita o monitoramento de casos de covid-19 na UnB

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19

>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.