EXCELÊNCIA

Melhora mais significativa foi nos resultados relacionados a Citações e Renda com a indústria. Universidade é a nona melhor do país, de acordo com o THE

Universidade de Brasília é a nona melhor do país, de acordo com edição 2021 do ranking internacional Times Higher Education (THE). Foto: Secom UnB

A Universidade de Brasília (UnB) apareceu, novamente, como uma das melhores instituições do país, de acordo com o Times Higher Education (THE) 2021. A organização, uma das mais prestigiadas do mundo para a avaliação da qualidade do ensino superior, apontou o avanço da UnB em todos os cinco indicadores considerados na análise, com especial destaque para Citações e Renda com a indústria.

"Este é mais um resultado que reflete o esforço da nossa comunidade e a importância de mantermos os investimentos nas atividades de ensino, pesquisa e extensão", celebrou a reitora Márcia Abrahão, parabenizando docentes, técnicos e estudantes pela conquista. "Melhorar nos indicadores, a despeito das dificuldades orçamentárias, é um feito que deve ser comemorado e que reforça o papel estratégico das universidades para o avanço da ciência e da educação no país", disse.

A UnB ficou na nona posição entre as universidades brasileiras, uma colocação atrás do que havia ficado no THE 2020, divulgado no ano passado. Entretanto, a avaliação é de que não houve piora. "Tivemos pontuação melhor em todos os indicadores. Além disso, seis novas instituições de ensino brasileiras passaram a fazer parte da lista", ponderou a decana de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional, Denise Imbroisi.

Ranking apontou avanço da UnB em todos os indicadores. Arte: Igor Outerial/Secom UnB

PRIORIZAÇÃO – Um dos avanços mais significativos no THE 2021 foi em Citações, que corresponde a 30% da pontuação. A UnB passou de 36,8 para 39,4 nesse indicador. "Nos últimos anos, direcionamos recursos para ajudar nossos pesquisadores a ter mais visibilidade internacional, com editais de apoio à publicação de artigos em periódicos de excelência e de livros, além de outros para a participação em congressos e simpósios, por exemplo", detalha a decana de Pesquisa e Inovação, Maria Emília Walter.

Ela também credita ao esforço institucional à melhora robusta no indicador Renda com a indústria, onde a pontuação da UnB passou de 34,5 para 41,3. "Fizemos um grande esforço para mapeamento da nossa infraestrutura de pesquisa, para qualificar a pesquisa mais aplicada, que é forte na UnB, e sobretudo para informar dados acerca de nossa interação com o setor produtivo. A quantidade de tecnologias licenciadas cresceu muito", observou a decana.

Além disso, a Universidade melhorou a tramitação e execução de projetos, cuja arrecadação saltou cerca de 84% entre 2018 e 2019. No ano passado, foram arrecadados R$ 186,7 milhões com essas iniciativas; em 2018, R$ 101,1 milhões.

Recentemente, a excelência acadêmica da UnB também foi reconhecida por outra importante organização internacional, a QS Quacquarelli Symonds. A reitora, indicada na consulta à comunidade acadêmica para um novo mandato de quatro anos, afirmou que pretende buscar ainda mais avanços: "Vamos continuar investindo no que sabemos fazer de melhor, o ensino, a pesquisa e a extensão de qualidade, com inclusão."