CALENDÁRIO ACADÊMICO

Professores têm até 04 de junho para consolidar turmas. Estudantes podem solicitar retirada de disciplinas até a mesma data

Manutenção das atividades de ensino no formato remoto para o 1º/2021 busca proteger a comunidade acadêmica. Próximo semestre começa em 19 de julho e estende-se até 6 de novembro. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

 

O segundo semestre letivo de 2020 chegou ao fim, oficialmente, no último dia 22. Apesar do encerramento, a comunidade acadêmica ainda precisa ficar atenta às datas-chave para a finalização dos processos previstos no calendário acadêmico e preparação dos procedimentos para o próximo semestre.

 

De acordo com decisão do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), o 1º/2021 ainda será remoto. Dessa forma, a Universidade segue zelando pelo cuidado de sua comunidade, enquanto não for possível uma retomada presencial segura. A situação da pandemia de covid-19 volta a ser avaliada na primeira semana de julho, para deliberação sobre a possibilidade de progredir para uma nova etapa do Plano de Retomada.

 

04 DE JUNHO – Esse é o prazo limite para que os professores realizem o registro de menções e frequência das turmas no Sistema Integrado de Gestão das Atividades Acadêmicas (Sigaa). Após fazer o lançamento desses dados, o docente responsável pela turma precisa homologá-la, por meio do botão de consolidação e inserir a senha do usuário para finalizar o processo.

 

Sem a confirmação com senha, a turma não é homologada e isso inviabiliza procedimentos necessários para a matrícula dos estudantes no próximo semestre. Instruções para realizar a consolidação de turmas estão disponível em manual do Portal do Docente.

 

>> Confira informativo com as orientações do DEG

>> Acesse à circular que prorroga as datas para finalizar atividades do último semestre

 

É preciso lembrar ainda que, para os estudantes, 04 de junho é a data final para pedir a retirada de disciplinas. A possibilidade foi resposta do Cepe que, por meio do artigo 9º da Resolução 117/2020, possibilitou aos estudantes pedirem a retirada de componentes curriculares, como forma de minimizar os impactos trazidos pelo ensino remoto. Os discentes devem enviar a solicitação para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

18 DE JUNHO – As inscrições no Programa de Tutoria de Graduação encerram-se nesta data. A iniciativa oferece bolsas de R$ 400 a estudantes que tenham disponibilidade de 12 horas semanais para prestar assistência a outros discentes em disciplinas com elevadas taxas de reprovação, turmas numerosas, ofertadas para diversos cursos, ou em atividades com dinâmica de funcionamento diferenciada. É possível conferir os pré-requisitos no edital de abertura.

 

Também estão abertas as inscrições para o projeto Tópicos de Escrita Acadêmica, até o dia 10 de junho, e para apoio ao estágio curricular das licenciaturas, até 30 de junhoA lista completa de oportunidades para discentes e docentes pode ser encontrada no menu Editais da página do Decanato de Ensino de Graduação.

 

19 DE JULHO – Além de ser o início do 1º/2021, a data marca o prazo limite para o preenchimento da avaliação de desempenho docente pelos estudantes. Feito pelo Sigaa, o processo não é obrigatório, mas é crucial para aprimorar constantemente a qualidade das aulas e serviços ofertados pela UnB. Sem um número mínimo de respondentes por turma, não é possível gerar o relatório – disponibilizado de forma anônima, sem que os estudantes sejam identificados por base em suas avaliações – que subsidia as melhorias nas turmas.

 

*Matéria atualizada em 28 de maio, devido à prorrogação das datas de consolidação de turmas e solicitação de retirada de matrícula.

 

Leia também:

>> UnB vai ofertar cursos para professores da rede pública do DF

>> Projeto da UnB leva robótica a escolas de todo o Brasil

>> Educação midiática e combate à desinformação guiam projeto de extensão da FAC

>> Coes divulga notas técnicas que avaliam a situação da pandemia no Distrito Federal

>> Conselho Universitário aprova orçamento interno da UnB

>> Semana da África terá programação on-line

>> Em carta à comunidade, reitora faz balanço do semestre letivo

>> Dois projetos da UnB estão entre as dez soluções mais inovadoras para implementação da Agenda 2030 no Brasil

>> UnB participa de programa internacional para promover estudos sobre os EUA no Brasil

>>  Live discute impacto dos cortes orçamentários

>> Vozes de esperança, cuidado e dor

>> UnB contribui com acervo que identifica territórios tradicionais do Brasil

>> Mais antigo Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares do Brasil completa 35 anos

>> Cepe prorroga ensino remoto

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.