GESTÃO

Márcia Abrahão agradece o empenho de professores, técnicos e estudantes, que se comprometeram cotidianamente em atividades acadêmicas e administrativas

Queridas(os) colegas docentes, técnicas(os) e estudantes,

Como vão? Espero que estejam todos bem, seguros, assim como seus familiares e amigos.

Novamente, preciso iniciar esta mensagem prestando solidariedade às pessoas que perderam entes queridos para a covid-19, especialmente após a trágica aceleração do contágio e das mortes nos últimos meses. Ultrapassamos, nesta semana, a marca de 440 mil vidas perdidas pela doença e, infelizmente, essa estatística não dá sinais de estabilização. Recebam meu carinho.

Encerramos, nesta sexta-feira (21), o segundo semestre letivo de 2020, feito de modo integral e com atividades acadêmicas remotas, para maior segurança de nossa comunidade. Mais uma vez, professores, técnicos e estudantes deram mostras de comprometimento com a educação e a sociedade brasileira, envolvendo-se em ensino, pesquisa e extensão, mesmo em condições distantes do ideal.

Nos dois ambientes on-line de ensino-aprendizagem da UnB (Aprender 2 e Aprender 3), há hoje quase 72,5 mil usuários cadastrados, em 14 mil salas de aula virtuais. Na graduação, cada estudante fez uma média de 5,1 disciplinas, número superior ao que normalmente era registrado antes da pandemia (4,9). Na pós-graduação, houve a defesa de ao menos 1.304 dissertações de mestrado e 542 teses de doutorado.

Para apoiar a comunidade, seguimos oferecendo formação para docentes e discentes no uso de novas tecnologias: no total, desde o ano passado, foram 2.065 vagas pelo Centro de Educação a Distância (Cead/UnB), além de 260 vagas para a formação de monitores. No apoio aos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, contemplamos 2.553 pessoas com o auxílio de R$ 1.500 para compra de computador (considerando todo o ano letivo de 2020).

Esses números deixam claro o êxito do semestre, que não teria sido possível sem o esforço de todos. Sabemos que a situação impõe dificuldades, que há perdas pedagógicas, mas reconheço em nossa comunidade uma dedicação diuturna para fazer com que tudo corra da melhor maneira possível.

Paralelamente ao ensino de graduação e pós, o semestre também teve conquistas importantes na pesquisa e na extensão. Permanecemos envolvidos com pesquisas e projetos de combate à pandemia, além de termos parte de nossos professores e técnicos na linha de frente de atendimento aos casos de covid, no Hospital Universitário (HUB). Lançamos recentemente o Fórum Social do Paranoá, que pavimenta o caminho para a abertura de polo de extensão na cidade, e realizamos a primeira conferência da assistência estudantil da UnB, que vai balizar uma política institucional sobre o tema, a ser debatida pelo Conselho de Administração.

Nas últimas semanas, temos trabalhado fortemente para a recomposição orçamentária da UnB, em diálogo com o Ministério da Educação e o Congresso Nacional. Nossos recursos estão ainda menores do que no ano passado, em uma situação em que precisamos preparar nossas instalações para a retomada presencial de atividades, quando isso for possível. Manteremos a comunidade informada sobre esses assuntos.

Agradeço a todos vocês pelo compromisso com a UnB neste semestre. Peço que permaneçam em casa sempre que possível. O avanço da vacinação nos enche de esperança – eu mesma consegui receber a minha primeira dose há alguns dias –, mas não podemos nos descuidar.

Fiquem bem e boas férias!

Um abraço,

Márcia Abrahão