DIVERSIDADE

Atividade busca apresentar países do continente africano e estreitar laços com a comunidade acadêmica

Evento foi adaptado para o mundo virtual, em decorrência da pandemia. Público pode conferir palestras ao longo da semana. Imagem: Divulgação

 

A Associação dos Estudantes Africanos (AEA) da Universidade de Brasília promove, entre 24 e 28 de maio, a edição 2021 da Semana da África. A iniciativa pretende trazer ao público uma série de palestras sobre países africanos com o tema Pluralidade de um continente único. Haverá transmissão pelo canal da AEA no YouTube, e os participantes poderão fazer perguntas ao vivo por meio do chat.

 

"Queremos nos aproximar cada vez mais da comunidade acadêmica da UnB. Nossa intenção é proporcionar a propagação da diversidade cultural e intelectual na Universidade, por meio dos estudantes africanos", afirma Chouraqui Tiaboua, secretário-geral da AEA e estudante de Relações Internacionais.

 

>> Confira a programação completa da edição 2021 da Semana da África

 

O objetivo dos discentes para esta edição – que acontece de maneira inteiramente virtual, em decorrência da pandemia do novo coronavírus – é apresentar dez países em palestras de uma hora, que acontecerão duas vezes ao dia, ao longo da semana. "Miraremos, nas apresentações, nos ângulos econômicos, sociais e políticos, focando na pluralidade do continente, que é único", explica o graduando, que vem da Costa do Marfim.

 

"Buscamos fazer uma aproximação por trás desses eventos, mostrando que, ao encontrar um estudante africano, também encontra-se um membro dessa Universidade", complementa. Tiaboua acredita, ainda, que a forma pela qual o evento foi pensado reafirma o compromisso com a UnB e a comunidade acadêmica. "É uma forma de vínculo harmônico e em comunhão, para aproveitarmos cada um dos eventos que estamos trazendo", finaliza.

 

 >> Relembre a última edição da Semana da África na UnB

 

A edição 2021 da Semana da África também conta com a parceria da Secretaria de Assuntos Internacionais (INT), do Centro de Convivência Negra (CCN) e do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (Neab/Ceam).

 

Serviço

Semana da África 2021

De 24 a 28 de maio

Transmissão no canal da AEA no YouTube

Saiba mais sobre a programação aqui

 

Leia também:

>> Em carta à comunidade, reitora faz balanço do semestre letivo

>> Dois projetos da UnB estão entre as dez soluções mais inovadoras para implementação da Agenda 2030 no Brasil

>> UnB participa de programa internacional para promover estudos sobre os EUA no Brasil

>>  Live discute impacto dos cortes orçamentários

>> Vozes de esperança, cuidado e dor

>> UnB contribui com acervo que identifica territórios tradicionais do Brasil

>> Servidores da SPI participam de diálogo com a reitora

>> Mais antigo Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares do Brasil completa 35 anos

>> Núcleo de estudos promove pesquisa nacional sobre travestis e transexuais

>> Conselho de Administração aprova orçamento de 2021

>> Nova direção do Instituto de Ciências Exatas toma posse

>> Cepe prorroga ensino remoto

>> Conheça a proposta para a Política de Assistência Estudantil da UnB

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.