EXTENSÃO

Capacitação, feita em parceria com a Secretaria de Educação, auxiliará no desenvolvimento dos itinerários formativos do novo ensino médio

A decana de Extensão Olgamir Amancia participou do evento. Imagem: Reprodução

 

A Universidade de Brasília, em parceria com a Secretaria de Educação do Distrito Federal, vai oferecer dez cursos para apoiar o desenvolvimento de itinerários formativos do novo ensino médio. A cerimônia que formalizou o acordo aconteceu nesta terça-feira (25) e foi transmitida pelo canal UnB Mais Educação, no YouTube. 

 

A Universidade vai oferecer, como curso de extensão, formação para os professores da rede pública de ensino, em diversas áreas: ensino de português como segunda língua, direito à cidade, educação sexual, pensamento computacional, entre outras.

 

A ideia é que a capacitação auxilie os servidores no desenvolvimento dos chamados itinerários formativos, que constituem 40% das disciplinas do novo ensino médio e estão fora da Base Nacional Comum Curricular, ou seja, são voltados para áreas específicas do ensino. A seleção dos participantes foi feita pela Secretaria de Educação, em chamada interna.

 

“Para nós, manter a interação permanente com a Secretaria de Educação para a formação dos acadêmicos da Universidade e para a consolidação das nossas licenciaturas é algo que enriquece muito”, disse a decana de Extensão, Olgamir Amancia. “Queremos ampliar cada vez mais essa articulação", reforçou.

 

O subsecretário de Educação Básica do DF, Tiago Cortinaz, agradeceu a parceria com a UnB, especialmente pelo apoio de especialistas para o avanço na formação dos profissionais. “Nós sabemos que esse é um debate bastante complexo [do novo ensino médio], mas não podemos nos eximir da tarefa de implementar essa política. A forma como estamos tratando é muito diferente da forma que está acontecendo em outras unidades. Sabemos dos riscos, como a não oferta de todos os itinerários de ensino, mas esse não é o caminho que temos construído aqui no DF”, garantiu.

 

Para o decano de Ensino de Graduação, Diêgo Madureira, a aproximação entre a UnB e a Secretaria de Educação é parte de uma transformação, para melhor, da sociedade. “Nossa intenção é que essa parceria se veja cada vez mais sólida, e essa iniciativa que se apresenta é um passo nessa direção. Tratamos todos da educação como elementos transformadores da sociedade. O que queremos ver é uma sociedade melhor, por meio desta via”, finalizou.

 

Confira a cerimônia:

 

Leia também:

>> Projeto da UnB leva robótica a escolas de todo o Brasil

>> Educação midiática e combate à desinformação guiam projeto de extensão da FAC

>> Coes divulga notas técnicas que avaliam a situação da pandemia no Distrito Federal

>> Conselho Universitário aprova orçamento interno da UnB

>> Semana da África terá programação on-line

>> Em carta à comunidade, reitora faz balanço do semestre letivo

>> Dois projetos da UnB estão entre as dez soluções mais inovadoras para implementação da Agenda 2030 no Brasil

>> UnB participa de programa internacional para promover estudos sobre os EUA no Brasil

>>  Live discute impacto dos cortes orçamentários

>> Vozes de esperança, cuidado e dor

>> UnB contribui com acervo que identifica territórios tradicionais do Brasil

>> Mais antigo Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares do Brasil completa 35 anos

>> Núcleo de estudos promove pesquisa nacional sobre travestis e transexuais

>> Cepe prorroga ensino remoto

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.