CULTURA

Laboratório do Instituto de Artes estará com atividades na programação. Evento começa na próxima segunda-feira (13) e vai até 26 de março, em Taguatinga

Laboratório de Teatro de Formas Animadas (Lata) da UnB promoverá rodas de conversa no Festival Internacional de Teatro Popular de Bonecos. Acima, registro do cortejo de bonecos gigantes realizado pelos participantes durante a Semana Universitária 2022. Foto: Anastácia Vaz/Secom UnB

Brincar, rir, entrar em contato com outras culturas, imaginar e se encantar. Esse é o convite que o 5º Bonecos de Todo Mundo – Festival Internacional de Teatro Popular de Bonecos faz ao público do Distrito Federal e do Brasil. A Universidade de Brasília marca presença no evento, que retoma a presencialidade após duas edições em formato remoto devido à pandemia. A programação ocorrerá de 13 a 26 de março, no Centro Cultural Sesi Taguatinga e no Taguaparque, e tem entrada gratuita.

Este ano, o festival reúne 15 companhias de bonequeiros do Distrito Federal, Ceará, São Paulo, Roraima, Goiás e Rio Grande do Sul, além de atrações de outros cinco países – Índia, Argentina, Peru, Burquina Faso e Itália – para espetáculos, shows musicais e atividades formativas direcionadas a todas as idades. Entre as do exterior, duas estarão pela primeira vez no Brasil: o bonequeiro africano Ibrahim Drabo e o grupo indiano Aakaar Puppet Theatre. Escolas públicas de Taguatinga também receberão, de forma inédita, atividades com foco em educação patrimonial.

Integrantes do Lata com mestres e mestras da cultura do Teatro de Bonecos Popular no 4º Animeco, em Joinville. Foto: Divulgação

O Laboratório de Teatro de Formas Animadas (Lata) do Instituto de Artes (IdA) da UnB participa desta edição em rodas de conversa promovidas junto ao mestre da cultura popular Chico Simões, no Teatro Yara Amaral do Sesi Taguatinga, em dois sábados: 18 e 25 de março. Com o tema Modos de produção e gestão de Teatro de Bonecos, a atividade visa discutir ações de salvaguarda desta arte, que é um patrimônio cultural do mundo, transformações nas formas de fazer, modos de produção e empreendedorismo na cultural popular.

"O encontro é necessário para entendermos os modos de gestão e produção dos grupos teatrais, para pensarmos juntos às políticas públicas, em formas de sustentabilidade em rede, e trocarmos experiências criativas por meio de vivências e não sendo tão formais quanto na academia", explica a docente do Departamento de Artes Cênicas do IdA e coordenadora do laboratório, Fabiana Lazzari.

As rodas são abertas ao público e terão a participação de brincantes, pesquisadores e representantes de órgãos governamentais.

Dois estudantes de Artes Cênicas da UnB, ligados ao laboratório, também estão envolvidos na produção dos espetáculos no Sesi Taguatinga, tendo a oportunidade de vivenciar o funcionamento dos bastidores de um grande festival, além de conhecer mestres e mestras da cultura popular. "Para nossos estudantes, vivenciar a produção de festivais é o primeiro envolvimento com o mercado de trabalho", aponta a responsável pelo Lata.

CONHEÇA – Atuante há 19 anos na formação pontual e continuada na área de teatro de formas animadas, o que inclui experiências com teatro de bonecos, teatro de sombras, máscaras e animação em vídeo, o Lata é um projeto de pesquisa e de extensão continuada, com ações voltadas à comunidade acadêmica e externa, e, desde 2020, tornou-se um grupo de pesquisa pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

"O projeto agrega ações de extensão que proporcionam iniciação e complemento à formação teatral para a comunidade interna (graduação e pós-graduação) e externa à UnB, direcionando o ensino-aprendizagem especificamente para as linguagens do Teatro de Formas Animadas ou Teatro de Animação. É um espaço referencial para esta área de conhecimento", ressalta Fabiana Lazzari.

Núcleo de estudos do Lata trabalha na criação de formas animadas. Foto: Divulgação

O laboratório desenvolve suas atividades a partir de três frentes: o Núcleo de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, voltado à pesquisa e participação em processos de criação para entendimento das linguagens deste campo; o Núcleo de Gestão e Produção Cultural, pelo qual os discentes participantes se envolvem na produção de eventos; e o Núcleo de Formação, cujo foco é oferecer oportunidades de aprimorar os conhecimentos, seja por meio da participação em atividades formativas ou pela oferta.

As atividades contam parcerias com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Universidade Federal de Goiás (UFG), o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), além de outros projetos de extensão da UnB e companhias teatrais. A iniciativa também possui com um espaço no IdA, com um acervo de materiais desenvolvidos em aulas e encenações, como bonecos e objetos cênicos, além de vídeos, livros e textos relacionados à área.

>> Saiba mais sobre o Lata

PARTICIPAÇÕES – Além de no Festival Internacional de Teatro Popular de Bonecos, o laboratório também estará este ano em outros eventos dedicados à temática: o 5º Seminário Internacional de Teatro de Sombras, com atividades esta semana em Taubaté (SP); o 5º Seminário de Teatro de Animação de Joinville, marcado para agosto; o 5º Poéticas do Mundo Inanimado, sediado no Maranhão e previsto para ocorrer em junho; e o 1º Festival de Teatro Lambe-Lambe de Unaí, com a Cia de Teatro Pé na Estrada.

Assista ao informe da UnBTV sobre a participação do Lata no festival: