REFLEXOS DE 2020

Ato é válido para os comércios dos campi que sofreram impactos durante as medidas de contenção da pandemia de covid-19

Reitora Márcia Abrahão foi ao ICC ouvir os permissionários. Na imagem, conversa com Deusaides de Souza, do quiosque Pollylau. Foto: Ascom/GRE

“Quando a UnB fechou, por causa da covid, o semestre havia começado fazia só uma semana. Ficamos fechados de dezembro a fevereiro, no período das férias. Logo após a primeira semana de aula, em que reabasteci toda a banca, a UnB fechou de novo. Aí foi um desastre total, eu perdi todas as minhas mercadorias. Eu não tenho outra renda. Fiquei inadimplente com a UnB esses dois anos.” O relato é de Edilma de Queiroz, permissionária na Universidade de Brasília há 42 anos, dona do quiosque Uni Banca, localizado no Instituto Central de Ciências (ICC) Norte.

A realidade de Edilma é similar à de muitos outros permissionários, que são aqueles que obtém licença para o uso de espaços comerciais nos campi da UnB. Pensando nisso, a reitora Márcia Abrahão publicou, em 27 de junho, o Ato nº 0707/2022, que concede desconto de 95% para as taxas de permissão (valor pago mensalmente para o uso dos espaços) que não foram pagas, do período entre 12 de março de 2020 e 6 de junho de 2022. O ato é direcionado para os comércios que sofreram impactos em razão das medidas de contenção da pandemia de covid-19.

“Os permissionários trazem uma diversidade essencial de serviços, complementando o que a UnB oferece. Nada mais justo que garantir o pleno funcionamento desses comércios na UnB, após o momento tão doloroso e difícil que todos nós vivemos nos últimos anos”, disse a reitora Márcia Abrahão. Quando iniciou a pandemia, a Universidade não cessou a cobrança mensal, que é automática, mas suspendeu a notificação de não pagamento. Nos quatro campi são, atualmente, 45 permissionários. Desses, 40 ficaram inadimplentes por algum período.

Na Universidade há 38 anos, Ademir ficou satisfeito com a renegociação. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

O permissionário Ademir de Farias e sua esposa Deusaides de Souza estão na UnB há 38 anos com o quiosque Pollylau, junção do nome de suas duas filhas, Pollyana e Lauana, que foram, nas palavras dele, praticamente criadas na instituição. Ademir também relatou sua experiência nos últimos anos: “A pandemia para nós foi péssima. Eu não sou aposentado e meu quiosque era minha única fonte de renda, então foi muito ruim. Perdemos muita mercadoria, tive que acertar direito com os funcionários. Foi muito prejuízo. Durante o tempo em que a Universidade ficou fechada, eu paguei apenas algumas prestações da permissão, não todas. Agora, com esse desconto no valor, acho muito bom. Aí sim teremos como continuar. Acho fantástico.”

COMO FAZER – Os interessados devem entrar em contato com a Secretaria de Patrimônio Imobiliário (SPI), localizada no prédio da Reitoria, manifestando a intenção de obter o benefício. Para isso, precisam ter em mãos um documento com informações que comprovem o fechamento total ou parcial do espaço comercial e a impossibilidade de aferição de renda no período em que a UnB restringiu a circulação de pessoas. O ato ainda define que os valores totais devidos poderão ser parcelados, a critério de uma avaliação de caso pela SPI. A diluição máxima dos pagamentos é de 12 parcelas mensais e sucessivas.

COMPENSAÇÃO – Francisco de Carvalho, conhecido também como Chiquinho, é dono da Livraria do Chico. Na UnB desde 1975, começou vendendo livros de mão em mão, até que conseguiu um espaço físico no ICC Norte para montar a livraria, em 1989. Ele relata que, assim como muitos outros, seu comércio precisou ficar fechado durante os últimos dois anos.

Chiquinho, o livreiro, conseguiu arcar com as taxas durante o fechamento por ocasião da pandemia. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

Nesse período, Chiquinho conseguiu se manter em dia com os pagamentos das taxas de permissão graças à ajuda de membros da Universidade e da família. “Para mim a coisa mais importante mesmo foi a generosidade dos professores, dos alunos e funcionários comigo. Isso vale mais do que dinheiro. Isso é amizade. A UnB é a minha casa. Falto chorar pela gratidão que tenho pelo pessoal da Universidade”, contou.

Em casos como o de Chiquinho, em que o comerciante conseguiu pagar todas as taxas de permissão, o ato prevê uma compensação por pagamento, através de análise prévia dos setores competentes e da SPI. Dessa forma, todos os permissionários serão beneficiados pelo desconto de 95%. O procedimento para a concessão desse pagamento deve ser feito também por solicitação do interessado à SPI.