RETORNO PRESENCIAL

Objetivo é evitar filas e aumentar a segurança dos usuários

Catracas com leitor de QRCode estão em funcionamento na BCE. Foto: Mozaniel Silva/Secom UnB

Os usuários da Biblioteca Central (BCE) da UnB passaram a contar recentemente com uma novidade. Para entrar na unidade, agora eles podem utilizar QR Code. Hoje é preciso digitar o CPF na catraca para entrar e sair do prédio. Com o novo dispositivo, há a opção de apenas apontar o código para o leitor localizado sobre o painel, sem a necessidade de tocar nos botões.

A ideia é reduzir a possibilidade de contágio por covid-19 e evitar aglomerações na entrada, aumentando a segurança dos usuários neste momento de retorno às atividades presenciais. “A entrada via QRCode é absurdamente mais rápida, o que evita filas”, destaca Ana Flávia Kama, assistente de direção da BCE.

COMO FUNCIONA – Basta buscar um gerador de QR Code na internet ou baixar um app gerador de QR Code no celular, escolher a opção texto e informar os números do CPF. Será gerado um QR Code com o CPF do usuário. A imagem salva – que também pode ser impressa em papel – deve ser usada para entrar e sair da BCE, apontando-a para o visor que fica sobre o painel da catraca.

Membros da comunidade externa precisam fazer cadastro nas ilhas de atendimento da BCE antes de terem acesso. Para isso, basta apresentar documento com foto.

Adquiridas no ano passado, as catracas eram uma demanda antiga da BCE. Segundo Ana, havia a necessidade de identificar quem entra, todos os dias, na Biblioteca para melhorar o atendimento e a segurança. Mas isso não significa limitar o acesso ao espaço. “A comunidade externa continua sendo muito bem-vinda e recebida na Biblioteca Central”, frisa.

>> Que tal gerar um QR Code para entrar na BCE?

>> Já fez o seu QR Code para entrar rápido na BCE e evitar fila?

Passo a passo para gerar o QR Code e acessar a BCE com o recurso. Arte: Divulgação