CONSUNI

Referência mundial em dinâmica de fluidos, Edward John Hinch já esteve duas vezes na Universidade de Brasília

Reunião do Consuni aconteceu de forma híbrida no Salão de Atos da Reitoria. Foto: Beto Monteiro/Ascom GRE

O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade de Brasília aprovou, por aclamação, a indicação do matemático Edward John Hinch, professor de Mecânica dos Fluidos da Universidade de Cambridge, para receber o título de Professor Honoris Causa da UnB. Membro do Trinity College e da Royal Society, ele é considerado referência mundial em dinâmica de fluidos, tendo recebido diversas honrarias ao longo da carreira. A reunião do Consuni ocorreu na sexta-feira (1º), em formato híbrido, no Salão de Atos da Reitoria.

O professor Hinch esteve pessoalmente na Universidade de Brasília em duas ocasiões. Em abril de 1997, ministrou minicurso sobre Escoamento de Líquidos Elásticos e participou de evento científico no Centro Internacional de Física da Matéria Condensada. Dez anos depois, foi convidado para o 19th International Congress of Mechanical Engineering, que aconteceu em Brasília. Hinch foi importante para a criação do doutorado em Engenharia Mecânica na UnB, especialmente pela inspiração acadêmico-científica e pela participação na produção de artigos científicos, projetos e reuniões.

Foram aprovadas, ainda, as propostas de concessão de título de Mérito Universitário ao servidor do Instituto de Geociências Antônio Mendes de Carvalho, que atua como motorista, mas destacou-se também como colaborador de diversas pesquisas coletando amostras em expedições, inclusive na Antártica; e de Professor Emérito a Argemiro Procópio Filho, que foi docente no Departamento de Sociologia, no Departamento de Ciência Política e Relações Internacionais e, depois, no Instituto de Relações Internacionais da UnB.

O professor Argemiro teve atuação destacada na UnBTV, à frente de programas voltados para as grandes questões da política internacional contemporânea. “Ele é um exemplo no que tange à capacidade de produção que vai do local ao global, com articulações em âmbito mundial, com conhecimento de vários polos do sistema mundial, até os estudos sobre a questão caipira, questões no âmbito cultural e no âmbito político brasileiros”, elogiou o atual diretor da UnBTV, Rafael Villas Bôas.

CENTROS – Os centros multidisciplinares, ligados ao Gabinete da Reitoria (GRE), precisam submeter seus relatórios de atividades ao Consuni. Nesta última reunião, foi aprovado o relatório do Centro de Excelência em Turismo (CET) relativo ao biênio 2020-2021. O do Centro de Referência em Conservação da Natureza e Recuperação de Áreas Degradadas (CRAD) foi aprovado parcialmente. Já o pedido de vista do parecer que tratava do relatório do Centro de Pesquisa e Aplicação de Bambu e Fibras Naturais (CPAB) foi aprovado e também foi votada a recomendação de vinculação do CPAB à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e a consequente desvinculação do GRE.