EM BUSCA DO MELHOR

Números, fatos e conquistas recentes demonstram relevância da Universidade para as comunidades local e nacional a partir da qualidade do ensino

É na sala de aula que oportunidades se abrem. Por elas passa todo o desenvolvimento proporcionado pela Universidade. Foto: Isa Lima/Secom UnB

A Universidade de Brasília tem sido reconhecida por sua excelência em avaliações externas e independentes. Em 2019, a UnB já registrou avanços na lista das melhores instituições de ensino superior da América Latina, na avaliação que mede o impacto de universidades na internet, e se destacou em levantamento que considera múltiplas áreas do conhecimento.

“Em todos os rankings, são as universidades públicas que se destacam. Ou seja, nosso modelo não está falido, precisa ser aprimorado”, observou a reitora Márcia Abrahão em evento no Congresso Nacional, em setembro.

>> Evoluindo em índices, UnB também se manteve como a oitava melhor universidade do país

Os desempenhos da graduação e da pós-graduação são essenciais para alavancar os resultados positivos. Os 138 cursos de graduação da UnB acabam de ganhar uma revista digital. Na publicação, é possível conhecer melhor o que a instituição oferece em nível superior. Em número de programas de pós-graduação, a Universidade já é a quarta do país, com 93. No ramo das Engenharias, vai muito bem na cooperação com a indústria e tem destaque absoluto em cooperação internacional.

Investir na presença internacional é prioridade não apenas para as Engenharias, mas para toda a Universidade, desde o lançamento do Plano de Internacionalização, em 2018. Os resultados já têm surgido. Em maio, a instituição lançou site em inglês. Institutos e faculdades têm se mobilizado para fortalecer laços com parceiros institucionais.

A administração superior firmou, nos últimos meses, acordos e convênios com instituições estrangeiras, e se aproximou de colaboradores estratégicos, como China e França. Em setembro, realizou a segunda edição do Fórum e Feira de Internacionalização (FFI), que reforçou ainda mais ao publico acadêmico a importância do tema.

Conheça alguns números recentes da UnB em graduação e pós-graduação. Arte: CAI/Secom UnB

Por meio de projetos e pesquisas de destaque, a UnB comprova dia após dia sua relevância social. Há uma semana, viabilizou, por meio da Faculdade do Gama, ferramenta que deve agilizar trâmites no serviço público. Em julho, a mídia repercutiu o trabalho desenvolvido no Instituto de Química que criou o biofertilizante do futuro.

>> Para lançar satélite, UnB fecha parceria com FAP-DF e Agência Espacial Brasileira

Uma pesquisa feita na Faculdade de Ciências da Saúde deu subsídio a material que pode aprimorar as políticas públicas para pessoas com deficiência no Brasil; e uma técnica criada no Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical ajudou a diminuir casos de dengue em São Sebastião, no Distrito Federal, além de impactar na redução de mosquitos dentro do campus Darcy Ribeiro.

As oportunidades que se apresentam para estudantes da Universidade podem em muito viabilizar uma experiência preparadora não apenas para o mercado de trabalho, como para a vida. Em setembro, o maior congresso de iniciação científica do Brasil em quantidade de apresentações reuniu centenas de jovens pesquisadores durante a Semana Universitária.

Em abril, estudantes da Faculdade de Tecnologia foram à Suécia por obterem destaque em um concurso nacional. Em junho, discentes do Instituto de Letras participaram do braço brasileiro do prêmio francês Goncourt, um dos mais famosos da literatura mundial. A experiência abriu horizontes. Isso sem falar que a melhor empresa júnior do Brasil na atualidade é da UnB: o Grupo Gestão, da Engenharia de Produção.

Mês após mês, a Universidade vem inaugurando novos prédios, incrementando a infraestrutura e as possibilidades de ensino, pesquisa e extensão das unidades acadêmicas. Ações e resultados como esses, que são apenas um pequeno recorte do que existe na UnB, são exemplos de efetividade constatada na prática. Assim é que a Universidade de Brasília se mostra necessária a toda a sociedade brasileira.

Para saber mais sobre o que a UnB tem feito por você, acesse:

Comunidade interna
>> Roda de terapia oferece acolhimento à comunidade
>> Controle eletrônico de frequência dos servidores da UnB entra em vigor
>> Em dois anos, UnB dá salto de modernização e excelência
>> Estudantes não precisam mais ir a guichês para certos serviços

Comunidade externa
>> Pesquisas de pós-graduação estão voltadas a temas socialmente relevantes
>> Equipe médica que operou gêmeas siamesas no DF foi liderada por egressos da Universidade
>> UnB Perto de Você leva à população conhecimento sobre o que a instituição desenvolve
>> Aberta a toda a comunidade, BCE passa a funcionar 24h