PERTO DA POPULAÇÃO

Ação acontece na manhã deste sábado (5), no Estacionamento 13. Exposição de pesquisas e projetos e muita música estão na programação gratuita

Foto: Beto Monteiro / DDC-DEX
Primeira edição do UnB perto de você, em junho de 2019, foi realizada na Praça Zumbi dos Palmares. Foto: Beto Monteiro/DEX

A Universidade de Brasília promove, neste sábado (5), a quarta edição do evento UnB perto de você. O encontro acontece de 8h30 às 13h, no Estacionamento 13 do Parque da Cidade, na área sombreada atrás da administração. Durante toda a manhã será possível conhecer quase 30 iniciativas que podem beneficiar a população nas áreas de saúde, tecnologia, educação e cultura. Já a programação musical reúne artistas da cidade que têm alguma relação com a UnB.

Entre as iniciativas participantes está o projeto Estratégias de linguagem para prevenção cognitiva no envelhecimento saudável. “Vamos desenvolver atividades cognitivas e explicar à população cuidados que, se feitos ao longo da vida, podem postergar o aparecimento de demências em casos de indivíduos que têm uma condição genética suscetível”, explica Maysa Luchesi, docente de Fonoaudiologia na UnB Ceilândia e coordenadora do projeto.

A programação musical reúne artistas como Alberto Salgado, ganhador do Prêmio da Música Brasileira; André Gonzales, criador da banda Sr. Gonzales Serenata Orquestra e ex-vocalista da banda Móveis Coloniais de Acaju; e os instrumentistas Júnior Ferreira, Rodrigo Zolet e Juraci Moura.

André Gonzales participa da programação musical do UnB perto de você. Foto: Divulgação/Paula Carrubba

Acompanhado no violão pelo instrumentista Fernando Jatobá, o cantor André Gonzales vai embalar o público com músicas que fizeram parte de sua carreira, além de levar interpretações de artistas da música nacional.

“Reunir as pessoas fisicamente é muito importante no contexto atual. A música tem esse poder de trazer as pessoas para perto e gerar acolhimento. É um pouco disso que desejamos compartilhar nesta manhã no parque”, comenta o vocalista, graduado em Design pela Universidade de Brasília.

Outra atração são as mostras de banners e pôsteres de trabalhos de Extensão e de Iniciação Científica que foram expostos na última Semana Universitária.

SOBRE – O UnB perto de você é realizado em locais de grande circulação popular e promove interação entre Universidade e público de Brasília e Entorno. O objetivo é expor à população diversas ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pela instituição, a fim de que a sociedade conheça melhor a UnB e sua relevância social.

Está é a quarta edição da iniciativa, que já esteve no Conic, no Parque da Cidade e em Planaltina. O evento é organizado pelo Decanato de Extensão (DEX), em parceria com outros decanatos e setores da Universidade.

UnB perto de você – edição Todos Juntos com a UnB

Sábado, 5 de outubro, das 8h30 às 13h