EXTENSÃO

Primeira edição oficial da iniciativa UnB perto de você reuniu exposições, rodas de conversa, atendimentos e outros serviços na zona central de Brasília. Próxima edição acontece dia 22, no Parque da Cidade

Cotidiano do Conic foi impactado pela presença da Universidade nesta terça-feira (11). Foto: Beto Monteiro/DDC-DEX

 

Residente em Brasília há mais de três décadas, o pernambucano José Adelmo de Moraes já passou diversas vezes pelo Setor de Diversões Sul, mais conhecido como Conic, no centro da capital. O trajeto é habitual para acessar a Rodoviária do Plano Piloto. Mas nesta terça-feira (11), o caminho lhe rendeu uma grata surpresa: duas mudas de bananeira, a degustação de uma mexerica orgânica e alguns minutos de conversa sobre cultivo da terra.

 

“Eu passava apressado quando vi a muda. Resolvi parar e pedir uma”, conta José Adelmo. As plantas se destacavam em um dos estandes montados na Praça Zumbi dos Palmares. A experiência foi proporcionada por pesquisadores do Núcleo de Agroecologia (NEA/UnB), um dos 50 projetos participantes da primeira edição oficial da iniciativa UnB perto de você.

 

“Hoje vamos falar sobre agroecologia, porque muitas pessoas não sabem o que é. Queremos conversar sobre saúde e alimentação. Explicar que um alimento orgânico é mais saudável não apenas por não conter agrotóxico, mas pela própria composição nutricional relacionada à forma do cultivo”, explicaram os pesquisadores Guilherme Mamede e Marina Speroto Serra, ele egresso e ela graduanda em Ciências Ambientais na UnB.

 

Enquanto aprendia a receita, o público pôde saborear uma pasta de ora-pro-nóbis com abacate e hortelã. “Ora-pro-nóbis é uma planta rica em proteína e muito nutritiva”, explicava Marina Serra, que também oferecia aos ouvintes bananas e mexericas orgânicas, além de mudas de banana e de maracujá. 

Guilherme Mamede, José Adelmo e Marina Speroto Serra: trocas da Universidade com sociedade. Foto: Beto Monteiro/DDC-DEX

 

José Adelmo se deliciou com uma mexerica, mas gostou mesmo foi de ver a Universidade compartilhando saberes com a população. “Muitas tragédias que temos visto é porque as pessoas estão destruindo o meio ambiente. Se não preservarmos a natureza o que vai ser do nosso mundo? É importante mostrar para os mais jovens que plantar não é cafona. A modernidade está confundindo eles”, opinou o pernambucano, que irá plantar as mudas de banana no quintal de sua casa em Águas Lindas de Goiás, região do Entorno do Distrito Federal.

 

Nos outros estandes, não faltaram saberes e serviços para ganhar a atenção do público. Difícil era escolher por onde começar: contação de história, terapia auricular, promoção de saúde sexual e reprodutiva, conhecimentos sobre Língua Brasileira de Sinais e rodas de conversa exemplificam a diversidade de ações que acontecem no dia a dia da Universidade.

 

A enfermeira Juliana Resende foi ao evento acompanhada do filho Felipe e se surpreendeu com a variedade de serviços oferecidos. “Viemos prestigiar minha filha que é estudante de Pedagogia e voluntária no projeto de apoio a professores iniciantes. Me surpreendi com a riqueza da mostra. Achei todos os projetos interessantes”, compartilhou.

 

Estudante do nono ano do ensino fundamental, Felipe Resende contou que nunca tinha visto de perto tantos projetos da UnB. “O que mais gostei foi sobre alternativas para gerar energia. Eles usam fontes sustentáveis, como o vento, ao invés de usar recursos que um dia vão acabar, como carvão e petróleo”, relatou o jovem de 14 anos sobre o Projeto Catavento, da Faculdade UnB Gama, que apresenta formas de consumo e geração de energias sustentáveis.

Felipe foi ao evento com a mãe, Juliana Resende. Ele se surpreendeu com o o Projeto Catavento, da FGA. Foto: Beto Monteiro/DDC-DEX

 

Aluno do sexto semestre de Biotecnologia, Pedro Ferreira estava animado com a oportunidade de compartilhar um pouco do que tem aprendido na graduação. “Você sabia que vacinar não faz mal?”, perguntava o acadêmico àqueles que passavam em frente ao estande do Programa de Educação Tutorial Independente de Biotecnologia (PETi Biotec). Quem estava interessado no assunto, logo recebia mais informações.

 

“O movimento antivacina tem crescido, o que significa que muitas pessoas estão deixando de vacinar. Com isso, está havendo surtos de doenças antes erradicadas, como sarampo”, contextualiza Pedro Ferreira. “Viemos dizer às pessoas que não acreditem em fakenews. Vacinas não são danosas ao nosso corpo. Pedimos ao pais que vacinem suas crianças. É melhor que elas tenham um efeito adverso, como febre, do que sejam acometidas futuramente por uma doença grave”, alertava o graduando.

 

No estande do PETi Biotec, o público também pôde realizar um experimento ao vivo de extração de DNA. “Estamos extraindo DNA de banana e morango. É um experimento simples, mas que possibilita ver DNA a olho nu. Isso aproxima as pessoas do conhecimento científico”, disse Pedro Ferreira sobre o experimento que atraiu muita gente ao estande.

 

SOBRE – Em fase experimental, o projeto UnB perto de você é pensado para acontecer em espaços públicos do DF e Entorno e visa dar visibilidade a projetos e ações da Universidade que refletem seu compromisso social. A iniciativa busca aproximar a instituição da sociedade. 

Decana Olgamir Amancia, do DEX, fala à UnBTV. Foto: Beto Monteiro/DDC-DEX

 

Para a decana de Extensão, Olgamir Amancia, um dos resultados positivos já colhidos é a satisfação dos estudantes. “Os participantes do projeto estão felizes em mostrar aquilo que fazem no cotidiano acadêmico e que tem impacto direto na vida das pessoas.” A decana acrescenta que a iniciativa “é uma oportunidade de mostrar à sociedade que muitos dos serviços que ela usufrui envolvem ciência, tecnologia e inovação produzidas na Universidade".

 

Coordenador do projeto e diretor-técnico de Extensão, Alexandre Pilati conta que tem recebido retornos positivos da população. “Muitas pessoas que passaram pelo evento não têm uma relação direta com a Universidade. Elas relataram a satisfação em conhecer os projetos e entender a importância do que produzimos. É uma lição que reforça a necessidade de estarmos mais perto da sociedade”, avalia.

 

UnB NO PARQUE – A próxima edição do projeto UnB Perto de Você acontecerá no dia 22 de junho, sábado, das 9h às 13h, no Parque da Cidade, estacionamento 13, ao lado da Administração. A iniciativa reunirá exposições, rodas de conversa, apresentações artísticas, atendimentos e atividades físicas promovendo a interlocução da Universidade com a sociedade do Distrito Federal.

 

Ações de ensino, pesquisa e extensão da UnB podem participar da iniciativa desde que previamente inscritos. A inscrição deve ser realizada pelo coordenador do projeto, em endereço eletrônico encaminhado pelo Decanato de Extensão às secretarias da unidades acadêmicas. O prazo final para inscrição é na próxima quarta-feira (19). Dúvidas ou outras informações devem ser dirigidas ao e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone 61 3107 0325.

 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.