GRADUAÇÃO

Disponível on-line, publicação foi lançada em encontro de coordenadores de graduação, promovido pelo DEG. Evento também apresentou novo sistema de gestão acadêmica

Acompanhados da reitora Márcia Abrahão, decano e diretores do Decanato de Ensino de Graduação lançaram cartilha sobre graduações da UnB. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

 

A comunidade acadêmica e o público externo da UnB têm um novo recurso para conhecer as 138 graduações oferecidas pela Universidade de Brasília. O Decanato de Ensino de Graduação (DEG) lançou na última sexta-feira (20) a revista digital Estude na UnB, que visa apresentar a instituição à sociedade a partir de seus cursos. O lançamento ocorreu durante a abertura do I Encontro de Coordenadores de Graduação da UnB em 2019.

 

Disponível em documento pesquisável e com sumário interativo, a compilação traz um panorama conciso sobre os cursos, de acordo com o campus no qual são ofertados. Os leitores podem encontrar detalhes sobre questões técnicas – habilitação ou grau conferido, unidade acadêmica vinculada, turno e duração –, objetivo da graduação, habilidades e competências desenvolvidas pelos ingressantes, perfil profissional e mercado de trabalho. Outro destaque é a inclusão de mapas com as instalações dos quatro campi da instituição – Darcy Ribeiro, Ceilândia, Gama e Planaltina – e a localização no Distrito Federal.

 

Acesse a revista digital Estude na UnBArte: Igor Outeiral/Secom UnB

 

A Diretora de Inovação e Estratégias para o Ensino de Graduação (Dieg) do DEG, Symone Jardim, é uma das idealizadoras da revista. Ela reforça que o público-alvo é composto por alunos de ensino médio que queiram saber mais sobre as oportunidades de formação antes do ingresso na Universidade. Ela acredita que a publicação pode subsidiá-los na escolha da carreira profissional.

 

“Muitos deles entram no ensino superior sem saber algo sobre o curso que irão fazer e se é o que realmente querem, principalmente em função da escolha posterior da profissão. Com isso, temos um aluno com potencial de desistir ou mudar de curso, o que impacta nos índices de evasão”, observa.

 

Outro potencial da revista é a concessão de informações à própria comunidade acadêmica, de forma a viabilizar a aproximação de experiências em ensino, pesquisa e extensão. “É uma forma de manter a comunidade interna atualizada sobre onde são oferecidos os cursos. Se alguém quer montar um projeto de pesquisa, por exemplo, precisará saber onde encontrar professores de determinada área”, acrescenta Symone Jardim.

 

Ela explica que a proposta surgiu de experiência na Mostra de Cursos da Semana Universitária de 2017. Na ocasião, foi identificada uma dificuldade de estudantes secundaristas em obter detalhes sobre as graduações da Universidade pela internet. Com a necessidade de atualização dos projetos pedagógicos dos cursos no ano seguinte, veio a oportunidade de planejamento da revista. A construção dos textos teve colaboração de professores responsáveis pelas diferentes áreas. Já a diagramação do material ficou a cargo da Secretaria de Comunicação (Secom) da UnB.

 

O produto está sendo divulgado a quem participa da Semana Universitária (Semuni) 2019 por meio de cartazes distribuídos pelo campus Darcy Ribeiro. Neles, há o QR Code que possibilita acesso ao conteúdo. Symone destaca que o projeto ainda é piloto e deverá passar por atualizações em breve, com a menção de premiações obtidas pelos cursos e projetos de destaques no exterior.

 

NOVIDADE – O encontro de coordenadores também foi oportunidade para o DEG apresentar a nova plataforma do SIG-UnB: o Sistema Integrado de Gestão das Atividades Acadêmicas (SIGAA). A iniciativa faz parte do processo de transição dos sistemas da UnB para o SIG-UnB, que já conta com os seguintes módulos ativos: administrativo (Sipac), de recursos humanos (SIGRH) e de administração e comunicação (SIGAdmin).

 

De acordo com o diretor-técnico de graduação (DTG) do DEG, Wilson Theodoro, a integração de sistemas implica uma mudança cultural para a Universidade. “O grande diferencial do SIGAA é a possibilidade de consulta externa e participação de toda a comunidade acadêmica. O sistema irá englobar perfis variados, com diferentes tipos de acesso e ferramentas”, afirma.

Servidor da SAA, Henrique de Mello, e diretor-técnico de graduação do DEG, Wilson Theodoro, apresentaram o SIGAA. Foto: Audrey Luiza/Secom UnB

 

Com isso, a expectativa é facilitar o acesso público, tornando-o mais transparente. A proposta é que a migração ocorra até o fim deste semestre para que, já em 2020, o SIGAA seja a plataforma oficial para temas de interesse docente (monitoria, ações integradas, atualização pedagógica) e discente (diplomas, ambientes virtuais, assistência). As atividades do próximo encontro de coordenadores, previsto para 8 de novembro, serão voltadas para o novo sistema de gestão acadêmica.

 

O módulo de graduação vai englobar diversas funcionalidades, como a criação, definição e o gerenciamento da estrutura do curso, além da possibilidade de acompanhamento da vida acadêmica do estudante. O sistema conta também com diversos portais, como os do docente, do discente, do familiar, da coordenação de graduação e da Reitoria.  

 

Coordenadora do curso de Psicologia, Cristiane Faiad considera que o principal ganho será a conjunção de sistemas. “Hoje é preciso acessar várias plataformas com lógicas próprias para diferentes finalidades. Ao integrar as informações, será possível gerir melhor o curso.” A docente também pontua que o sistema dará mais visibilidade às pesquisas e produções dos pesquisadores, especialmente para os estudantes. 

 

OUTROS PONTOS – O I Encontro de Coordenadores de Graduação em 2019 foi espaço para promover um ambiente de diálogo entre gestores, estimular a interação a partir de questões comuns ao cotidiano acadêmico e favorecer o compartilhamento de estratégias para superar desafios. O evento ofereceu atividades ao longo de toda a sexta (20), no auditório do Bloco de Salas de Aula Norte (BSAN).

 

Reunida com os participantes, a reitora Márcia Abrahão reforçou a importância do espaço para o fortalecimento da atuação dos gestores. “Essa é uma oportunidade de sair da rotina e pensar em soluções para determinados problemas, trocar experiências, se aproximar, e perceber que vocês não estão sozinhos. É importante, pois muitos de vocês passam pelos mesmos desafios, mas chegam a diferentes resoluções”, observou, durante a abertura.

 

A reitora também enfatizou os esforços da gestão para melhorar a vida acadêmica dos estudantes. Entre eles, a criação da Central de Acolhimento ao Estudante, onde poderão ser obtidas orientações quanto aos serviços diversos disponíveis na instituição. O espaço funcionará em breve no posto central da Secretaria de Administração Acadêmica (SAA), no subsolo do prédio da Reitoria.

 

“Uma das principais dificuldades dos estudantes é ter informações sobre a Universidade, saber como procurar alguns serviços e onde encontrá-los. A central será um espaço de apoio para que os estudantes sejam dirigidos aos setores e decanatos responsáveis”, explica a reitora, que já havia abordado o tema em evento na terça (17).

 

Ao longo do dia, mesa-redonda, palestras e minicursos tocaram em assuntos prioritários para a instituição na atualidade. Entre eles, os impactos do novo ensino médio na chegada de estudantes ao ensino superior e as políticas de atenção à saúde da UnB.

 

O decano de Ensino de Graduação (DEG), Sérgio Freitas, ressaltou as contribuições dessas discussões para o avanço do trabalho nas coordenações. “Esse encontro representa um marco no processo de capacitar os coordenadores e entendermos as demandas e nuances do Ensino da Graduação”, avalia.

 

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