RECONHECIMENTO

Ao lado de outras quatro instituições e personalidades, Universidade foi homenageada pela relevância na defesa da ciência, da tecnologia e da inovação

Entrega do Prêmio César Lattes: deputado Aliel Machado (PSB-PR), reitora Márcia Abrahão (UnB), deputado Luís Miranda (DEM-DF) e decana Maria Emília Walter (DPI/UnB). Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

 

A Universidade de Brasília (UnB) foi agraciada com o Prêmio César Lattes, na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados, na manhã desta quarta-feira (8). A condecoração homenageia cinco personalidades e entidades que se destacaram na defesa e na promoção da ciência, da tecnologia e das inovações. A UnB foi indicada pelo deputado Luís Miranda (DEM-DF).

 

A reitora da UnB, Márcia Abrahão, destacou o significado e a importância do prêmio para a Universidade de Brasília e para as universidades federais. “Permite escrever mais um capítulo em defesa das nossas universidades públicas, inclusivas, de excelência acadêmica, produtoras de conhecimento, reforçando o papel da democracia e da pluralidade de ideias antagônicas, mas não inimigas. Demonstra o interesse desta Casa em preservar a ciência de um país que trabalha, resiste e constrói soluções criativas em condições muito adversas”, disse.

 

“É um compromisso mútuo a nossa defesa da ciência, do orçamento da ciência, dos nossos institutos e instituições”, disse o presidente da mesa, deputado Aliel Machado (PSB-PR). Receberam o prêmio o presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, o Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva (Ipie), o ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações Marco Antônio Raupp (in memoriam) e o epidemiologista Pedro Hallal, ex-reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

 

O Prêmio César Lattes foi criado em 2021 pela Comissão de Ciência e Tecnologia. Os integrantes do colegiado indicam os possíveis agraciados. A seleção final dos vencedores é feita por uma comissão julgadora formada por representantes de todos os partidos da Câmara.

 

O autor da indicação da UnB, deputado Luís Miranda, falou sobre a importância da Universidade de Brasília e da ciência e tecnologia. “É uma Universidade formadora de mentes brilhantes. Sabemos que são os brasileiros, formados nas universidades públicas, que estão coordenando as grandes empresas de tecnologia e inovação no mundo. São gênios que perdemos porque não acreditamos que vale a pena investir em ciência e tecnologia neste país. Nós vamos fazer de tudo para que o orçamento para a ciência e tecnologia seja cada vez maior”, afirmou.

 

Veja a cerimônia completa. A decana de Pesquisa e Inovação da UnB, María Emília Walter, recebeu a homenagem, presencialmente, junto com a reitora:

 

Leia também:

>> UnB e Embaixada da França criam cátedra em ciências humanas e sociais

>> UnB retoma trabalho presencial com segurança

>> Premiação do Congresso de Iniciação Científica celebra destaques na pesquisa

>> Estudante da UnB ganha prêmio por projeto focado em melhorias dos serviços de saúde

>> Consuni concede título de Doutor Honoris Causa a Ailton Krenak

>> Informe sobre instabilidade no Sigaa

>> UnB firma acordo com TST para desenvolvimento de ferramentas de inteligência artificial

>> Discentes da UnB organizam congresso que debate impactos da pandemia no futuro da pesquisa

>> Pesquisa investiga manifestações bucais em pacientes que se recuperaram de covid-19

>> Diretoria da SBPC visita UnB para alinhar reunião de 2022

>> UnB volta a ofertar disciplinas esportivas no Centro Olímpico

>> Guias ajudam a garantir a segurança da comunidade no retorno presencial

>> Saiba como comunicar suspeitas e casos de covid-19 à Universidade

>> UnB em Ação: um ano de ações sistemáticas de combate à pandemia

>> Nova funcionalidade do app Guardiões da Saúde facilita o monitoramento de casos de covid-19 na UnB

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19

>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.

Palavras-chave