MOSTRA

Instalada no Centro Comunitário Athos Bulcão até sábado (30), a atividade integra crianças e adolescentes às experiências científicas de forma lúdica

Exposição itinerante Ponto UFMG mostra relação entre humanos e natureza de forma divertida. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

 

Todos podem ser cientistas. Essa é a principal mensagem da SBPC Jovem, uma das atividades da 74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Com o objetivo de aproximar a ciência da comunidade, despertando o interesse das crianças e jovens de forma lúdica e interativa, a programação acontece no Centro Comunitário Athos Bulcão, no campus Darcy Ribeiro da UnB, até sábado (30).

 

>> Confira também: Atrações da ExpoT&C proporcionam aprendizagem e diversão de forma lúdica

 

A Agência Espacial Brasileira (AEB) atrai o público com diversas atividades que envolvem interação e conhecimento. O Quiz Espacial é disputado por duplas, que respondem questões sobre o espaço, e o primeiro competidor a conquistar os 50 pontos vence a partida. No mesmo estande, o público também pode participar de um jogo de memória, quebra-cabeça, pilotar um robô similar ao que a Nasa enviou a Marte, assistir projeções astronômicas no planetário e aprender a montar um foguete de garrafa PET.

Yuri Siqueira e a mãe, Carolina Gomide, aproveitaram a SBPC Jovem para descobrir mais sobre o espaço no estande da AEB. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

 

A professora de Geologia na Faculdade UnB Planaltina (FUP) Carolina Gomide levou o filho de 12 anos, Yuri Siqueira, para visitar a exposição. Por sua mãe ser geóloga, Yuri cresceu cercado por rochas e próximo ao ambiente científico. Para ele, o mais interessante da mostra é a possibilidade de brincar e aprender ao mesmo tempo. A mãe também aprovou a iniciativa. “É importante que as crianças tenham esse espaço de aprendizado e contato com a ciência”, destacou.

 

Outro estande que também chama a atenção do público é o da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Alunos de graduação na universidade conduzem os visitantes por atividades como o jogo de tabuleiro da Rota Rupestre, projeto que promove o turismo em municípios onde há sítios arqueológicos. As crianças também podem se envolver em uma escavação arqueológica ao brincarem em uma caixa de areia com objetos escondidos.

 

Os estudantes Natalia Simões, de 17 anos, Flávia Simões, 22, e Hugo Teolfe, 23, estão no segundo dia de visitação às dezenas de atividades disponíveis ao público. “Tem muita diversidade de cursos e coisas, com dinâmicas diferentes, e está sendo muito legal participar de tudo”, afirmou Flávia.

Estande da UFMS desperta curiosidade propondo aos visitantes uma escavação arqueológica. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

 

A programação sobre rodas – em veículos com exposições – traz projetos como o Labmóvel Zikabus, que oferece atividades com o objetivo de conscientizar a respeito das doenças transmitidas por mosquitos infectados por vírus como dengue, chikungunya e zika; o projeto Rebimar, que promove uma exposição da biodiversidade marinha e imersão no ambiente marinho; e o museu itinerante Ponto da UFMG, que tem o propósito de proporcionar ao visitante o aprofundamento nos temas ligados à interação humana com o meio ambiente.

 

PARTICIPE – A programação da SBPC, maior evento científico da América Latina, segue até sábado (30), com atividades on-line, transmitidas ao vivo pelos canais no YouTube da UnBTV e da SBPC, e presenciais, nos quatro campi da UnB: Darcy Ribeiro (Asa Norte), Ceilândia (FCE), Gama (FGA) e Planaltina (FUP). O melhor da ciência, tecnologia e inovação desenvolvidas no Brasil estará em destaque em mais de 200 atividades abertas ao público, entre conferências, mesas-redondas, painéis, webminicursos, exposições e sessões especiais. Atrações culturais e eventos paralelos também movimentam a Universidade.

 

>> Confira a programação por grandes temas

 

Leia também:

>> Programação do segundo dia da SBPC traz atividades com foco ambiental

>> Atrações da ExpoT&C proporcionam aprendizagem e diversão para todas as faixas etárias

>> Sessão analisa lutas históricas e atuais da UnB

>> Ciência Política e Odontologia da UnB destacam-se em ranking global

>> Primeiro dia da SBPC destaca o papel da ciência no enfrentamento de doenças

>> Financiamento da ciência e defesa da democracia são destaques de abertura oficial

>> Na Trilha da Ciência: um guia pela UnB durante a SBPC

>> Cultura e arte para celebrar o progresso da ciência e da educação pública na SBPC

>> Sexagenário da UnB ganha destaque na 74ª Reunião Anual da SBPC

>> Protocolos auxiliam na notificação de casos de covid-19

>> Guias ajudam a garantir a segurança da comunidade no retorno presencial

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.