PROGRAMAÇÃO

Universidade disponibilizará transporte e ajuda de custo para professores trazerem estudantes da rede pública ao evento

Programação da SBPC contará com atividades específicas para os públicos infantil e escolar. Foto: Jardel Rodrigues

Universidade também é lugar de criança. Pensando nisso, a 74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) terá uma programação especial para os futuros cientistas e seus professores: a SBPC Vai à Escola, que ocorrerá de maneira presencial nos dias 26, 27 e 28 de julho, nos campi da Universidade de Brasília de Ceilândia (FCE), Planaltina (FUP) e Gama (FGA).

A iniciativa ocorre desde 2015 e busca promover a divulgação científica, despertar o interesse de estudantes da educação básica e promover a formação de professores do ensino fundamental e médio. Ao todo, serão 30 palestras ao longo dos três dias, com pesquisadores de 17 instituições públicas de ensino, entre elas a UnB.

Até o momento, 20 unidades de ensino do Distrito Federal já garantiram a participação no evento. Juliana Petrocchi Rodrigues é professora do curso de Engenharia de Energia da UnB e coordenadora da SBPC Vai à Escola. Ela explica que, como muitas instituições das redes pública e privada estão em período de férias, foram estabelecidas ações de divulgação e articulação com a Secretaria de Estado de Educação do DF.

“A UnB disponibilizará ônibus e lanches para os alunos e professores, e uma ajuda de custo para o professor que levar sua turma para a visita”, afirma Juliana. A chamada pública com as regras para o auxílio e o formulário de inscrição das turmas está disponível na página do Decanato de Pesquisa e Inovação.

A coordenadora destaca que a SBPC Vai à Escola é um momento importante para promover a integração entre a academia e as instituições de ensino básico: “É importante diminuir o abismo entre o conhecimento científico e a aprendizagem escolar, aumentando a interação entre pesquisadores e acadêmicos e a comunidade de forma geral”, afirma Juliana.

“Desenvolver a curiosidade e incentivar os alunos a pensar na ciência como base para o desenvolvimento de uma sociedade pode contribuir para a popularização do conhecimento científico”, conclui a professora.

>> Confira a programação completa da SBPC Vai à Escola

PALESTRA – O físico Ennio Candotti, coordenador geral do projeto do Museu da Amazônia (Musa), é um dos palestrantes da programação. Ele presidiu a SBPC por quatro mandatos, e foi na sua gestão que surgiu a ideia de preparar um evento na reunião anual com foco no público infanto-juvenil.

À frente do Museu da Amazônia, o físico Ennio Candotti é um destaques da SBPC Jovem e abordará a ciência de forma atrativa entre alunos do ensino básico. Foto: Maria Leonor Calasans

Assim surgiu a SBPC Jovem, cuja primeira edição foi realizada em Recife, em 1993, lembra Ennio Candotti. “E desde então foi repetida com sucesso. Eu mesmo já dei palestras para crianças e jovens em várias oportunidades.” O físico participou da criação da revista Ciência Hoje e sua versão para os pequenos cientistas, Ciência Hoje das Crianças, em 1986.

No próximo dia 28, Ennio Candotti estará na FGA para ministrar sua palestra Nas asas do balanço para alunos do ensino básico. A descrição do tema, em forma de versos, deixa o público curioso: “Quais segredos esconde o balanço? Revelar segredos. Perguntar. Vamos conversar de embalos e balanços Juntos”.

O professor explica que a conversa será sobre “a experiência fundadora da ciência moderna”: o balançar do pêndulo. “Galileu descobriu que o tempo de oscilação (o vai e volta do pêndulo) não depende da amplitude do voo e nem do peso. Então esses fenômenos: tempo de oscilação, comprimento do pêndulo e massa/peso da pedra são os três personagens da minha palestra”, conta.

Para ilustrar a descoberta de Galileu, ele gostaria de utilizar um balanço para que as crianças visualizem o experimento na prática. Ele afirma que é importante apresentar esse mundo aos pequenos desde cedo. “Tem criança que gosta de ciência sim, e muito. O importante é que cada um se divirta com aquilo que faz, que o faça com emoção, que se dedique e procure ser muito habilidoso”, conclui Ennio Candotti.

EXPOSIÇÕES – A programação da 74ª Reunião Anual contará com outros eventos paralelos dedicados à comunidade escolar e às crianças. A SBPC Jovem será realizada entre os dias 25 e 30 de julho, no campus Darcy Ribeiro, com exposições voltadas para estudantes e professores do ensino básico, além do público em geral.

No dia 30 de julho, é a vez do campus receber pais, mães, filhos, tios, sobrinhos, avós e demais familiares no Dia da Família na Ciência. O evento terá uma programação específica para mostrar como a ciência faz parte do dia a dia das pessoas – muitas vezes de maneira imperceptível.

A programação do Dia da Família na Ciência é gratuita, não precisa de inscrição e ocorrerá nas tendas da SBPC Jovem e ExpoT&C.

SBPC – A 74ª Reunião Anual da SBPC será realizada entre os dias 24 e 30 de julho, em formato híbrido, com atividades nos campi da UnB e pela internet. Interessados em participar podem se inscrever pelo site do encontro.

O evento é realizado desde 1949 ininterruptamente, com a participação de representantes de sociedades científicas, autoridades e gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia. O objetivo é debater políticas públicas nas áreas de ciência, tecnologia, inovação e educação e difundir os avanços científicos nas diversas áreas do conhecimento para toda a população.

>> A UnB está em clima de SBPC! Baixe, compartilhe e divulgue a identidade visual da 74ª Reunião Anual!