EXCELÊNCIA

Classificação do Ranking de Xangai por temas acadêmicos avaliou 5 mil universidades em 54 áreas científicas

UnB está entre as dez melhores em seis subáreas avaliadas no ranking. Entre elas, áreas com cursos no campus Darcy Ribeiro (acima). Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

 

De acordo com o Global Ranking of Academic Subjects (Gras), classificação realizada pelo Ranking de Xangai, divulgado na última terça-feira (19), a Universidade de Brasília é uma das duas melhores universidades federais na área de Ciência Política, mantendo a posição desde 2019. A mesma subárea acadêmica subiu em termos mundiais, ficando agora na faixa 201-300 das melhores instituições. Odontologia também ocupa a faixa 201-300 mundial – em 2021, alcançou a faixa 151-200.

 

O Ranking de Xangai realiza classificação global de áreas de conhecimento desde 2017. Os resultados mais recentes englobam diversas subáreas de cinco grandes campos do conhecimento: Ciências Naturais, Engenharias, Ciências da Vida, Ciências Médicas e Ciências Sociais, avaliadas em 5 mil universidades de 96 países. A UnB está entre as dez melhores universidades federais em seis subáreas avaliadas, em três áreas de conhecimento.

 

Além de Odontologia, na área de Ciências Médicas, a UnB também destaca-se nas subáreas de Medicina Clínica e Saúde Pública, ambas ocupando a faixa 301-400. Em Medicina Clínica, a UnB manteve a faixa alcançada em 2021; já em Saúde Pública, a faixa alcançada em 2021 foi 201-300.

 

No campo de Ciências Naturais, sobressaem as subáreas de Geociências e Ecologia, ocupando, respectivamente, as faixas 401-500 e 301-400 – mesmas posições de 2021.

 

GRAS – O ranking GRAS usa uma série de indicadores acadêmicos objetivos e dados de terceiros para medir o desempenho das universidades mundiais em áreas e subáreas do conhecimento, incluindo produção e qualidade da pesquisa acadêmica, impacto de citações da produção acadêmica, colaboração internacional e prêmios acadêmicos internacionais.

 

Leia também:

>> Primeiro dia da SBPC destaca o papel da ciência no enfrentamento de doenças

>> Financiamento da ciência e defesa da democracia são destaques de abertura oficial

>> Na Trilha da Ciência: um guia pela UnB durante a SBPC

>> Cultura e arte para celebrar o progresso da ciência e da educação pública na SBPC

>> Sexagenário da UnB ganha destaque na 74ª Reunião Anual da SBPC

>> 74ª Reunião Anual da SBPC traz à UnB nomes de destaque da ciência

>> O que você precisa saber sobre a SBPC

>> Protocolos auxiliam na notificação de casos de covid-19

>> Guias ajudam a garantir a segurança da comunidade no retorno presencial

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.