OPORTUNIDADE

Edital para ocupação dos imóveis foi atualizado por resolução do Conselho de Administração. Entre as novidades, está mudança na contagem de pontos

Para ordem de ocupação, será considerada a soma da pontuação final de cada candidato nos itens categoria/titulação, tempo de serviço na UnB e número de dependentes. Servidores com deficiência têm reserva de vagas. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

Está aberto, até 24 de setembro, o período de inscrições para os servidores técnico-administrativos e docentes que desejarem concorrer a vagas de moradia funcional. A novidade deste ano é que o edital para classificação de candidatos à ocupação dos imóveis residenciais da UnB passa a ser mais objetivo, diminuindo as etapas de concorrência e associando uma equação matemática simplificada para a contagem de pontos.

Os itens constantes na ficha funcional registrada no Sistema Integrado de Administração de Pessoal (Siape) serão o critério para contagem de pontos daquilo que for indicado no ato da inscrição. As mudanças foram determinadas pela Resolução n° 044/2021, aprovada no Conselho de Administração (CAD).

>> Confira o edital aqui

Além daqueles que já integram o quadro permanente da UnB, podem se inscrever servidores técnico-administrativos e docentes que estejam em processo final de redistribuição para a Universidade ou que estejam em processo final de contratação para compor o quadro permanente da instituição. As vagas do edital 2021 são destinadas para ocupação em 2022.

O decano de Assuntos Comunitários, Ileno Izídio, salienta que os trâmites estão mais ágeis, uma vez que o servidor docente ou técnico-administrativo preenche diretamente seus dados básicos on-line pela página do Decanato de Assuntos Comunitários (DAC) e que as demais informações são automaticamente coligidas dos sistemas federais. "Agora o processo é direto. Com as simplificações, foi eliminada a etapa de classificação nas unidades, ficando o Decanato responsável por isso", explica.

A classificação dos candidatos irá considerar o tempo de serviço na UnB, o número de dependentes e a titulação e/ou categoria dos candidatos, sendo que o último item tem sistemas de contagem diferentes para professores e técnicos. Segundo o edital, também fica garantido que pelo menos 3% das unidades habitacionais serão disponibilizadas aos servidores com deficiência.

>> Faça sua inscrição aqui

É essencial que a ficha Siape de quem deseja concorrer esteja atualizada, uma vez que só serão considerados, para contagem de pontos de titulação e número de dependentes, por exemplo, os dados cadastrados na ficha funcional. "O DAC não inclui dados no sistema, apenas trabalha com aqueles extraídos da ficha do servidor", frisa Ileno Izídio.

Finalizado o prazo para inscrições, o sistema irá gerar uma lista com os dados necessários às avaliações e uma comissão nomeada pelo DAC fará a aplicação dos percentuais constantes nas tabelas da nova resolução.

Após a classificação final, a lista é repassada à Secretaria de Patrimônio Imobiliário (SPI), responsável por convocar para ocupação e administrar os imóveis funcionais.