INTERNACIONALIZAÇÃO

Embaixador Bolat Nussupov visitou a reitora Márcia Abrahão nesta quarta (21)

Reitora Márcia Abrahão e embaixador da República do Cazaquistão, Bolav Nussupov, discutiram cooperação para intercâmbio de estudantes, ampliação do ensino da língua cazaque e realização de pesquisas conjuntas. Foto: Mozaniel da Silva/Secom UnB

A reitora da Universidade de Brasília, Márcia Abrahão, recebeu visita de cortesia do embaixador da República do Cazaquistão, Bolat Nussupov, na tarde desta quarta-feira (21). O encontro teve como objetivo formalizar o início de parceria e cooperação em educação entre a Universidade e o país da Ásia Central.

Bolat Nussupov afirmou que seu maior objetivo é estabelecer conexões entre a UnB e universidades cazaques, visando o intercâmbio de estudantes e o aumento de falantes de português no Cazaquistão e da língua cazaque no Brasil.

“É um prazer recebê-lo aqui e iniciar essa parceria que com certeza será muito benéfica para ambos os países”, disse a reitora. Márcia Abrahão reiterou que a UnB está interessada em receber estudantes cazaques e também em enviar intercambistas para universidades do país. Citou, ainda, o projeto UnB Idiomas, que poderá acolher a demanda de ensino de línguas para os estudantes cazaques intercambistas.

Outro ponto discutido foi a assinatura de um Memorando de Entendimento – acordo entre partes que expressa convergência de vontades e traça linhas de ação comum – para formalizar a parceria. Para o secretário de Assuntos Internacionais da UnB, Virgílio de Almeida, o estreitamento de laços entre os países deve começar pela mobilização de estudantes e, com o tempo, evoluir para a realização de projetos de pesquisa em conjunto.

Em março de 2021, a Secretaria de Assuntos Internacionais (INT) foi contactada pelo terceiro secretário da Embaixada do Cazaquistão, Beksultan Karpekov, quando foi apresentado o interesse da embaixada em intermediar parcerias com instituições cazaques. Após esse acontecimento, foi realizada reunião com representantes da Universidade Nacional da Eurásia (ENU), em que foi considerada a assinatura de um acordo bilateral.

Virgílio de Almeida ressaltou que a UnB está analisando os cursos oferecidos pela ENU para que se possa construir parceria que melhor atenda aos interesses e necessidades de estudantes brasileiros. A INT irá solicitar nova reunião com representantes da universidade para definir essas áreas específicas.