GRADUAÇÃO

Um terço das graduações avaliadas obtiveram nota máxima no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes

A Universidade de Brasília comemora o desempenho no resultado do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2021, divulgado semana passada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Dos 36 cursos avaliados, 12 subiram a nota, 20 mantiveram o patamar e três desceram um degrau. O bacharelado em Educação Física, que não havia sido avaliado no último ciclo, obteve conceito 5, nota máxima da avaliação.

Outros 11 cursos de graduação da UnB obtiveram o conceito 5. Desses, quatro cursos subiram de 4 para 5: Ciências Biológicas (licenciatura), História (bacharelado), Letras – Língua Portuguesa e Respectiva Literatura (licenciatura) e Pedagogia (licenciatura).

As demais graduações com nota 5 no Enade 2021 são: Ciências Biológicas (bacharelado), Computação (licenciatura), Design (Projeto de Produto), Design (Programação Visual), Geografia (licenciatura) e os cursos diurno e noturno de História (licenciatura). Percentualmente, 89% dos cursos da UnB obtiveram notas 4 e 5.

UnB teve 89% de seus cursos com nota 4 e 5 no Enade. Este ano, 36 graduações foram avaliadas e 12 tiveram evolução nas notas. Arte: Igor Outeiral/Secom UnB

“O resultado do Enade representa a soma de esforços dos discentes, docentes, técnicos, coordenadores de curso e administração superior. Nossa comunidade mostra, mais uma vez, que somos uma instituição comprometida com a excelência acadêmica e com a formação de cidadãs e cidadãos qualificados para contribuir para o desenvolvimento do país”, destaca a reitora da UnB, Márcia Abrahão.

“Isso demonstra o resultado de um esforço que a Universidade de Brasília tem feito nos últimos anos para, apesar das adversidades, manter a excelência nos seus cursos de graduação”, destaca o decano de Ensino de Graduação, Diêgo Madureira. “O DEG organiza encontros com grupos de estudantes e coordenadores sobre o Enade, visando mostrar a importância da avaliação.”

FORMANDOS – O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos alunos concluintes dos cursos de graduação a cada três anos, de acordo com o ciclo avaliativo das áreas do conhecimento. A prova contém conteúdos programáticos dos currículos dos cursos, além de avaliar o perfil profissional do egresso e o nível de atualização deles sobre realidade brasileira e mundial.

O Enade faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que também é composto pela avaliação de cursos de graduação e pela avaliação institucional. A inscrição é obrigatória para estudantes ingressantes e concluintes habilitados de cursos de bacharelado, licenciatura e superiores de tecnologia vinculados às áreas de avaliação da edição. A situação de regularidade do estudante é registrada no histórico escolar.