GESTÃO

Na cerimônia, Abimael Costa relembrou a aprovação do regimento interno e outros avanços do órgão

Reconduzido ao cargo de auditor-chefe da UnB, Abimael Costa fez balanço positivo do mandato anterior e apresentou metas a serem alcançadas até o fim de 2022. Foto: Anastácia Vaz/Secom UnB

"Todos os dias aqui na Universidade de Brasília, minha entrega é uma forma de retribuir a todos e todas que colaboraram com a minha trajetória”, disse o auditor-chefe da Universidade de Brasília (UnB), Abimael Costa, na cerimônia de recondução ao cargo na manhã da última sexta-feira (9). O novo mandato é para o quadriênio 2022 – 2025.

"A UnB é singular na minha história. Estar à frente de um órgão da Universidade que tem esse papel de dialogar internamente e externamente o valor social da UnB, do seu ensino, pesquisa e extensão, é ímpar", afirmou Abimael, professor do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais e membro do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCont), ambos na Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (Face).

Abimael fez um balanço da atuação da Auditoria (AUD) durante o mandato concluído, a começar pela celebração da aprovação do primeiro regimento interno, em 2019, "um documento institucional que mostra a grande carta de serviços da Auditoria".

De acordo com o auditor, o esforço para colocar o órgão sempre à disposição dos gestores das unidades administrativas era prioridade. Foram realizadas mais de 370 reuniões, totalizando 430 horas de atendimentos somente no primeiro semestre de 2022. Foi destacado também o investimento na comunicação com a sociedade. Desde o início do ano, no portal de notícias da Auditoria, foram publicados 24 artigos, que tiveram uma média de 70 acessos.

Reitora Márcia Abrahão elogiou trabalho de Abimael Costa no quadriênio anterior e a aproximação entre Reitoria e AUD. Foto: Anastácia Vaz/Secom UnB

Entre as seis metas contidas no Plano de Ação para 2022, duas já foram concluídas: elaboração do Manual da AUD e do Plano Diretor de Tecnologia da Informação da AUD. Outras duas, elaboração do Plano de Desenvolvimento de Pessoas e do Plano de Comunicação, estão em desenvolvimento. No que tange ao Tribunal de Contas da União (TCU), a Auditoria teve 174 acórdãos divididos em dez assuntos. Desses, 97,7% foram atendidos.

A reitora Márcia Abrahão parabenizou a gestão de Abimael Costa. “Os dados falam por si só de todo o trabalho que tem sido feito. Temos tentado aproximar cada vez mais a administração superior da Auditoria, sabendo, é claro, da necessidade de autonomia de trabalho da Auditoria, que é referência hoje entre as universidades.”

CAPACITAÇÃO – O Plano de Desenvolvimento de Pessoas da Auditoria (2020-2022) predefinia 14 competências que direcionam as necessidades de capacitação e também definia a meta de 60 horas de capacitação a serem cumpridas por cada servidor anualmente. Neste ano, dos 11 servidores da AUD, quatro já cumpriram a meta de 60 horas e outros seis já realizaram metade da meta. A maioria dos cursos de capacitação ocorreram nas competências Administração Pública (Pessoal) e Auditoria (Nível Intermediário).