ÓRGÃOS COLEGIADOS

Texto prevê exigência de cartão de vacinação completa para acesso ao Restaurante Universitário do campus Darcy Ribeiro e Biblioteca Central

Conselheiros puderam esclarecer dúvidas com o vice-reitor Enrique Huelva (esq.) e reitora Márcia Abrahão (acima). A diretora da FAV, Simone Perecmanis, elogiou decisão de deixar para os conselhos das unidades a organização do retorno. Imagem: Reprodução/UnBTV

Uma minuta de resolução que orienta sobre o retorno gradual e seguro ao trabalho presencial na Universidade de Brasília (UnB), em cumprimento à Instrução Normativa 90, do Ministério da Economia (ME), foi discutida no Conselho de Administração (CAD) na manhã desta quinta-feira (28). A minuta prevê a exigência de apresentação do comprovante de vacinação completa contra a covid-19 para entrar na Biblioteca Central (BCE) e no Restaurante Universitário (RU) do campus Darcy Ribeiro. Indica, ainda, que os conselhos das unidades acadêmicas regulamentem o retorno das atividades presenciais internamente. A resolução será deliberada em 15 dias, em reunião do CAD.

“A proposta foi elaborada após ouvir as sugestões dos diretores das unidades e centros e dos sindicatos”, explicou a reitora da UnB, Márcia Abrahão. A Administração Superior discutiu a ampliação ao presencial em reunião com os diretores, na semana passada, e com o os representantes da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB) e do Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Universidade de Brasília (Sintfub), nesta quarta-feira (27).

O vice-reitor Enrique Huelva lembrou que as deliberações administrativas são de responsabilidade do CAD e as decisões acadêmicas são exclusivas do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe). “O retorno de disciplinas presenciais no próximo semestre cabe ao Cepe regulamentar e estamos fazendo essa discussão.”

MINUTA – O conteúdo da proposta de resolução é semelhante ao da IN 90 e de uma circular enviada pelo Ministério da Educação (MEC) às instituições de ensino superior, em 15 de outubro. A orientação é que as unidades e os centros sigam o Plano Geral de Retomada das Atividades, o Guia de Biossegurança, os seus planos de contingência e as legislações distrital e federal, além das recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A diretora da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV), Simone Perecmanis, lembrou que os servidores poderão ser remanejados de ambiente de trabalho quando estiverem alocados em espaços ainda não recomendadas pelos planos. “Se não há como usar um laboratório, colocamos no outro. É muito importante utilizar os espaços que temos”, ressaltou.

A exigência de apresentação do comprovante de vacinação poderá se estender aos espaços das unidades, por exemplo. Neste caso, a orientação é que haja para o estudante ou servidor uma opção de atividade ou trabalho de forma remota.

A representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE) Honestino Guimarães, Monna Rodrigues, parabenizou a forma como foi escrita a resolução e contou que o DCE está com uma pesquisa em andamento sobre a exigência do cartão de vacina para frequentar as aulas na UnB. Até o momento, segundo ela, das 7.454 respostas, 6.243 são a favor da obrigatoriedade.

Em trabalho remoto poderão permanecer grupos de risco, por meio de autodeclaração. Estão listados, por exemplo, tabagistas, obesos e pessoas com mais de 60 anos. “Nossa ideia é não trazer risco às pessoas. Sempre preservar vidas”, frisou a reitora Márcia Abrahão.

A proposta define, ainda, as atividades essenciais, como saúde, segurança, limpeza, BCE e RU. As unidades administrativas e acadêmicas deverão disponibilizar, em seus canais oficiais, a organização sobre a quantidade de trabalhadores em regime presencial e em regime remoto.

Confira a 409ª reunião do CAD: