RETOMADA

Técnicos, professores e estudantes de graduação e de pós-graduação da Universidade podem participar. Questionários estarão disponíveis por e-mail

Pesquisa possibilita que a comunidade da UnB compartilhe sua opinião sobre retorno presencial à instituição. Arte: Marcelo Jatobá/Secom UnB

Com o intuito de ouvir a comunidade acadêmica da UnB acerca da retomada das atividades presenciais na Universidade, o Subcomitê de Pesquisa Social do Comitê de Coordenação das Ações de Recuperação (Ccar) realiza levantamento para avaliar as condições para o início da transição. A pesquisa está sendo realizada, até 21 de novembro, por meio de formulário on-line enviado por e-mail à toda a comunidade acadêmica. As informações coletadas subsidiarão as decisões da administração superior para o possível retorno à presencialidade.

Técnicos, professores e estudantes de graduação e de pós-graduação têm questionários individuais, disponíveis em links públicos. Acesse:

>> Questionário para discentes

>> Questionário para docentes

>> Questionário para técnicos

“A pesquisa social dá voz à comunidade da UnB sobre as ações que a Universidade pretende adotar. Por isso, é importante que todas e todos se façam ouvir, participando da pesquisa através do preenchimento do questionário”, ressalta Lúcio Rennó, decano de Pós-Graduação e coordenador do Subcomitê de Pesquisa Social do Ccar.

O estudo aborda vários temas que auxiliarão a planejar a volta aos campi da UnB, entre eles a avaliação do período de educação remota emergencial – trabalho, ensino, estudo e aprendizagem – e as perspectivas para a retomada das atividades nos espaços físicos da instituição.

O Ccar também quer saber a condição de saúde física e mental da comunidade acadêmica, como seria a vida nos campi e qual o grau de segurança em relação ao retorno presencial. Além disso, o formulário permite que o respondente exponha o que pensa sobre as exigências para a retomada (vacinação, testagem, distanciamento social e uso de máscaras). “Essas informações serão fundamentais para que sigamos nos organizando para novos estágios de enfrentamento da pandemia”, afirma Lúcio Rennó.

Os dados serão avaliados pela equipe do Subcomitê, que elaborará relatórios, e os resultados serão amplamente divulgados para que todos tenham conhecimento do que foi levantado e das percepções da comunidade acadêmica em relação à possibilidade da volta. Lúcio Rennó avalia que “a pesquisa social é um importante instrumento de apoio ao planejamento das atividades da UnB no enfrentamento da pandemia de covid-19 e de balizamento das decisões da gestão e dos órgão colegiados da Universidade”.

RETROSPECTO – Esta é a terceira rodada da pesquisa social promovida pelo Subcomitê de Pesquisa Social do Ccar desde a implementação do ensino remoto emergencial na UnB. A primeira e a segunda rodadas ocorreram em 2020, com os diferentes segmentos universitários da UnB. O objetivo foi obter informações para estruturar a retomada no modo remoto do calendário acadêmico, que ficou suspenso por alguns meses por conta da pandemia, e as atividades dos semestres 1º/2020, 2º/2020 e 1º/2021.

Os levantamentos também ajudaram a Universidade a traçar o perfil socioeconômico da comunidade acadêmica e implantar políticas assistivas para que estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica pudessem participar das aulas remotas, como editais de auxílio alimentação e de apoio à inclusão digital.

Considerando o alto número de respondentes, foi possível disponibilizar dados das pesquisas para cada segmento da instituição, assim como para as unidades da UnB.

Para esta terceira rodada do estudo, Lúcio Rennó destaca: “A desagregação por unidade acadêmica dependerá das taxas de resposta. Por isso, também, é fundamental que todos participem, para que possamos fazer análises mais ricas e detalhadas”.

*estagiária de Jornalismo na Secom/UnB.