ÓRGÃOS COLEGIADOS

Minuta com propostas para possível retorno parcial das atividades também foi objeto de análise e será levada às unidades acadêmicas

Normas aprovadas na reunião do Cepe visam democratizar a participação de candidatos a estágio pós-doutoral. Imagem: Reprodução/UnBTV

 

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Universidade de Brasília (UnB) aprovou, nesta quinta-feira (30), por 38 votos a favor e uma abstenção, a regulamentação de estágio pós-doutoral na UnB.

 

Entre as normas previstas no documento está a possibilidade de que o estágio pós-doutoral inclua atividades de ensino e coorientação, tanto em curso de pós-graduação quanto de graduação, desde que supervisionadas, pelo período mínimo de três e máximo de 12 meses, podendo ser prorrogado até o limite de 60 meses.

 

Os candidatos ao pós-doutorado que tenham algum vínculo empregatício e não consigam afastamento da instituição onde trabalham poderão participar do estágio pós-doutoral apresentando uma carta de anuência da instituição empregadora. Também é possível participar do pós-doutorado na UnB sem ter qualquer vínculo empregatício.

 

De acordo com o decano de Pós-Graduação, Lúcio Rennó, a medida tem o objetivo de democratizar a participação de candidatos. “O pós-doutorado não está aberto apenas para profissionais vinculados a instituições de ensino públicas, ou instituições públicas em geral. Está aberto também a instituições privadas e para aqueles que atendam os requisitos do programa, mesmo sem vínculo institucional.”

 

ATIVIDADES PRESENCIAIS – Durante a reunião foi apresentada pelo Decanato de Ensino de Graduação uma minuta com os critérios e possibilidades para um eventual avanço na retomada das atividades presenciais. Ou seja, passar para a fase 2 do Plano Geral de Retomada das Atividades Acadêmicas, desenvolvido pelo Comitê de Coordenação das Ações de Retomada (Ccar).

 

A fase 2 prevê, por exemplo, a continuidade das atividades administrativas essenciais de forma presencial e a retomada gradual presencial das atividades administrativas necessárias ao funcionamento das atividades acadêmicas que não puderam ser realizadas de forma remota na fase 1. A minuta ainda será apreciada pelas unidades acadêmicas e deverá ser votada pelo Cepe até dia 25 de novembro, quando se definirá se a UnB permanecerá ainda na etapa 1 do plano, ou se vai avançar para a etapa 2.

 

Assista à íntegra da 632ª reunião do Cepe:

 

Leia também:

>> Fórum discute avaliação dos cursos da UnB durante a pandemia

>> Mesa-redonda na Semana Universitária discute papel da arte no cenário brasileiro

>> UnB apresenta graduações para alunos do ensino médio

>> Encerramento da Semana Universitária traz debate sobre o legado de Paulo Freire

>> Semana Universitária 2021 tem programação plural nos campi da UnB

>> Inscrições prorrogadas para a transferência facultativa

>> Reitora recebe estudantes do ensino médio para tirar dúvidas sobre a UnB

>> Dia da saúde mental promove reflexões 'fora da caixinha'

>> Pesquisadoras e gestoras destacam experiências de mulheres em projetos acadêmicos

>> Congresso de Iniciação Científica da UnB e do DF estimula divulgação de pesquisas entre discentes

>> Inserção curricular da extensão é tema da abertura de encontro na Semuni

>> Projeto de extensão conta histórias que entrelaçam Brasília e sua Universidade

>> Saiba como comunicar suspeitas e casos de covid-19 à Universidade

>> UnB em Ação: um ano de ações sistemáticas de combate à pandemia

>> Nova funcionalidade do app Guardiões da Saúde facilita o monitoramento de casos de covid-19 na UnB

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19

>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.