SEMANA UNIVERSITÁRIA

Acesso ao PAS, Enem, vestibular e aos programas de assistência estudantil foram os principais assuntos do bate-papo virtual

Atividade com participação de representantes da administração superior buscou aproximar Universidade das escolas. Imagem: Reprodução/DEX

 

Quais são as formas de acesso à Universidade de Brasília? Como participar dos programas de assistência estudantil? Como é o acesso ao Restaurante Universitário? A UnB está cumprindo o calendário acadêmico? Essas foram algumas das dúvidas que os estudantes do ensino médio de escolas públicas e particulares do Distrito Federal puderam tirar com a reitora da UnB, Márcia Abrahão, na quarta-feira (29). A atividade virtual Conversas com a Reitora faz parte da programação da 21ª Semana Universitária.

 

“Nós continuamos formando médicos, engenheiros, professores, mestres e doutores. A Universidade não parou em nenhum momento. Mas para preservar a vida da nossa comunidade e das pessoas com quem convivemos, nós fomos para o remoto”, explicou Márcia Abrahão.

 

A reitora contou sobre as mudanças no calendário da UnB, em razão da pandemia de covid-19, e sobre as adaptações que a Universidade fez para ajustar todas as atividades ao ambiente virtual. “Precisamos de um tempo para nos adequar e ajudar estudantes e professores na transição. Apoiamos os universitários indígenas que voltaram às suas aldeias, os alunos que não tinham computadores e internet e preparamos o sistema de graduação”, exemplificou Márcia Abrahão.

 

O decano de Assuntos Comunitários, Ileno Izídio, o diretor de Educação e Avaliação do Cebraspe, Marcus Vinícius Soares, e representantes dos decanatos de Extensão (DEX) e de Ensino de Graduação (DEG) participaram do bate-papo e ajudaram nas respostas às perguntas dos jovens.

 

ACESSO – As principais dúvidas foram sobre as formas de acesso à Universidade, como o Programa de Avaliação Seriada (PAS), o Enem e o vestibular. A maioria dos estudantes queria saber se já existe uma data prevista para a realização do PAS.

 

“As provas das três etapas do PAS vão acontecer. Vamos manter o mesmo processo de aplicação, com redução de pessoas por sala, de acordo com as normas de segurança, protegendo nossos alunos. Mas ainda não temos a data exata. Estamos fazendo de tudo para soltar os editais o mais rápido possível”, explicou a diretora de Inovação para Ensino do DEG, Symone Jardim.

 

O decano Ileno Izídio apresentou as diversas políticas de assistência da UnB disponíveis aos universitários que vivem em situação de vulnerabilidade socioeconômica, como o auxílio emergencial, o Auxílio Econômico, o Programa Vale Livro e o Moradia Estudantil. “A UnB tem um dos maiores programas de assistência estudantil do Brasil. O estudante tem esse direito desde a entrada na UnB”, afirmou.

 

EXTENSÃO – A passagem pela Universidade não se faz apenas com livros, salas de aula e laboratórios. A UnB está em constante interação com a comunidade do Distrito Federal, a partir de seu vasto programa de extensão. “Os estudantes que se envolvem com as atividades de extensão têm uma formação mais completa porque unem a formação acadêmica com o compromisso social. Então, fica o convite para que todos vocês conheçam as atividades de extensão da UnB”, incentivou o diretor de Desenvolvimento e Integração Regional do DEX, Rogério Ferreira.

 

Confira a íntegra do Conversas com a Reitora:

 

Leia também:

>> Dia da saúde mental promove reflexões 'fora da caixinha'

>> Pesquisadoras e gestoras destacam experiências de mulheres em projetos acadêmicos

>> Congresso de Iniciação Científica da UnB e do DF estimula divulgação de pesquisas entre discentes

>> Inserção curricular da extensão é tema da abertura de encontro na Semuni

>> Projeto de extensão conta histórias que entrelaçam Brasília e sua Universidade

>> UnB reforça compromisso em garantir acessibilidade para pessoas com deficiência

>> Haddad traz mensagem de esperança na abertura da Semana Universitária

>> Ato político marca o início da 21ª Semana Universitária

>> Evento na Semana Universitária impulsiona debate sobre reconhecimento das mulheres na ciência

>> Cuidados com saúde mental ganham destaque na Semana Universitária

>> UnB estimula jogos e arte em competições on-line

>> Saiba como comunicar suspeitas e casos de covid-19 à Universidade

>> UnB em Ação: um ano de ações sistemáticas de combate à pandemia

>> Nova funcionalidade do app Guardiões da Saúde facilita o monitoramento de casos de covid-19 na UnB

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19

>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.