VALORIZAÇÃO

Evento reuniu artistas e abordou a função social da cultura em meio às crises enfrentadas no país

Atividade promoveu debate sobre o papel da esfera cultural como instrumento de intervenção no atual momento político do Brasil. Imagem: Reprodução/DEX

  

Cultura e Vida Brasileira foi tema de mesa-redonda realizada nesta quinta-feira (30) durante a Semana Universitária 2021. Transmitida pelo canal Extensão UnB no YouTube, a atividade discutiu o papel da cultura na luta contra as desigualdades sociais e a negação da ciência pela emancipação popular e incentivou reflexões de alternativas de intervenção social sob a perspectiva das artes no cenário atual do país.

 

“Discutirmos cultura é fundamental pelo caráter transformador, insurgente, e porque tem a ver com nossa identidade, com a nossa condição de cidadãos”, afirmou a decana de Extensão da Universidade de Brasília, Olgamir Amancia, que deu as boas-vindas aos participantes.

 

Para dialogar sobre o tema, foram convidados o professor, comunicador e rapper Richard Santos e o violonista, cantor e compositor Sérgio Duboc, que também executaram performances autorais ao longo da conversa. O debate foi mediado pela professora do Instituto de Artes (IdA) da UnB Flávia Narita e pelas alunas Júlia Dourado, do curso de Fonoaudiologia, e Wanessa Landim, de Ciências Sociais.

 

HISTÓRIA E FUTURO – Sérgio Duboc e Richard Santos destacaram a importância do resgate dos momentos históricos para produzir obras que façam sentido no retrato do período atual. “A música, os músicos servem para dizer de nosso tempo, contam muito do período do país”, ressaltou Richard Santos. Para ele, a arte reflete a sociedade em que o artista está inserido: “penso que ajuda a contar a história de um país, de uma nação, de determinados grupos”.

 

Para os artistas, a UnB exerce grande função no incentivo e na valorização da pluralidade em diversos sentidos. “A Universidade é ampla, vibra com todo mundo junto”, justifica Sérgio Duboc. Segundo o compositor, grande parte da resistência representada pela arte está em unir pessoas, criando uma realidade de provocação que demonstra a força não só da classe artística, mas da comunidade em geral.

 

Richard Santos defendeu que a música é essencial para criar projeções de futuro. “Acho que a música tem um papel fundamental na construção do imaginário do que somos, do que queremos e do que projetamos”, argumentou.

 

DESAFIOS – Em meio às diversas crises enfrentadas no Brasil, incluindo dificuldades propiciadas pela negação da ciência e descredibilização da cultura, Richard Santos explicou que o cenário ameaça reforçar o apagamento e a ignorância promovidos à população: “O não investimento em cultura e a redução e desconstrução dela são um projeto de subalternização e recolonização.”

 

Sérgio Duboc também comentou sobre a dificuldade de se manter como artista no período de pandemia. O cantor acredita que a performance artística é desvalorizada, criando uma situação de precariedade e desmotivação de quem trabalha na área. “A arte é uma coisa de juntar as pessoas, e hoje não dá para juntar as pessoas”, pontuou.

 

Confira a mesa-redonda na íntegra:

 

*estagiária de Jornalismo na Secom/UnB.

 

Leia também:

>> UnB apresenta graduações para alunos do ensino médio

>> Encerramento da Semana Universitária traz debate sobre o legado de Paulo Freire

>> Semana Universitária 2021 tem programação plural nos campi da UnB

>> Inscrições prorrogadas para a transferência facultativa

>> Reitora recebe estudantes do ensino médio para tirar dúvidas sobre a UnB

>> Dia da saúde mental promove reflexões 'fora da caixinha'

>> Pesquisadoras e gestoras destacam experiências de mulheres em projetos acadêmicos

>> Congresso de Iniciação Científica da UnB e do DF estimula divulgação de pesquisas entre discentes

>> Inserção curricular da extensão é tema da abertura de encontro na Semuni

>> Projeto de extensão conta histórias que entrelaçam Brasília e sua Universidade

>> UnB reforça compromisso em garantir acessibilidade para pessoas com deficiência

>> Haddad traz mensagem de esperança na abertura da Semana Universitária

>> Saiba como comunicar suspeitas e casos de covid-19 à Universidade

>> UnB em Ação: um ano de ações sistemáticas de combate à pandemia

>> Nova funcionalidade do app Guardiões da Saúde facilita o monitoramento de casos de covid-19 na UnB

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19

>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.