SAÚDE

Problema atinge 7% das mulheres no mundo. Trabalho foi apresentado na disciplina Criação em Comunicação e Publicidade, da FAC

Cartilha e perfil no Instagram criados por estudante de Publicidade e Propaganda levam ao público informações sobre vaginismo e tratamento da doença. Arte: Reprodução

 

A estudante de Publicidade e Propaganda da Faculdade de Comunicação (FAC) Paula Ribeiro lançou uma campanha de conscientização sobre vaginismo, transtorno sexual doloroso que atinge cerca de 7% das mulheres no mundo. Com o objetivo de levar informação ao público sobre a doença e, com isso, ajudar mulheres a receberem diagnóstico e tratamento adequados, Paula desenvolveu uma cartilha digital e uma página no Instagram.

 

“Há muito tempo tenho interesse em temas relacionados à saúde da mulher, especialmente o vaginismo, e queria promover um canal para levar informação sobre o transtorno”, diz Paula. “As pessoas têm vergonha de falar sobre vagina. O tabu é tão grande que até mesmo médicos e médicas especialistas em ginecologia muitas vezes têm essa dificuldade [de abordar], situação que dificulta o diagnóstico. Acredito que todo esse tabu é uma construção social e, por isso mesmo, é importante falar cada vez mais sobre o assunto, normalizando o tema”, observa.

Estudante Paula Ribeiro sobre o tema da cartilha: “A sociedade, de maneira geral, se incomoda quando falamos de saúde íntima de mulher". Foto: Arquivo pessoal

 

A boa notícia, segundo ela, é que, desde que começou esse trabalho, apesar da estranheza inicial, a maioria das pessoas se abriu para aprender sobre o tema. “Falar sobre saúde íntima da mulher é falar sobre saúde pública. Ou seja, é fundamental. Nesse sentido, o papel da comunicação é promover e facilitar esse diálogo, levando informação e ajudando a mudar vidas para melhor”, acredita Paula.

 

A campanha faz parte do trabalho final apresentado na disciplina Criação em Comunicação e Publicidade, ministrada pela professora da FAC e coordenadora do Núcleo de Estudos da Diversidade Sexual e de Gênero do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares da UnB, Abra Afraa.

 

SAIBA MAIS – Mas, afinal, o que é vaginismo? É a contração involuntária e recorrente da musculatura do assoalho pélvico que impede total ou parcialmente a penetração. Para as mulheres que sofrem com o problema, a dor pode ser sentida até mesmo ao sentar-se, durante exames ginecológicos de rotina ou no uso de absorventes internos. As causas podem ser diversas, como traumas, ansiedade e fraqueza da musculatura pélvica. O transtorno não tem cura, mas os sintomas podem ser atenuados com o tratamento adequado. O tratamento pode envolver psicólogos, psiquiatras e, principalmente, fisioterapia pélvica.

 

Leia também:

>> Nicolas Behr será um dos palestrantes do #InspiraUnB

>> Evento comemora dia do alfabeto coreano

>> UnB tem 193 pesquisadores entre os 10 mil melhores da América Latina

>> Universidade pública em defesa das vacinas

>> UnB é a sétima melhor universidade federal, aponta ranking THE

>> Lourdes Bandeira recebe título de Professora Emérita

>> Reconhecimento a servidores antigos na UnB ganha nova categoria

>> Pesquisador da UnB integra comitê sobre potencial de pandemia e epidemia da OMS

>> UnB lança editais de dois prêmios de direitos humanos

>> Jardim de Sequeiro da UnB recebe prêmio internacional

 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.