GESTÃO

Caio Frederico e Silva e Maria Cláudia Candeia assumem a gestão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo para o quadriênio 2023-2027. Cerimônia também teve inauguração de espaço físico como último ato da gestão anterior

A mesa da cerimônia foi composta por Maria Cláudia Candeia, Caio Frederico e Silva, Márcia Abrahão, Marcos Thadeu Magalhães e Cláudia Garcia. Foto: Anastácia Vaz/Secom UnB

A nova direção da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) tomou posse em cerimônia realizada no Auditório Jaime Golubov, da FAU, ICC Norte, nesta quarta-feira (21). Os professores Caio Frederico e Silva e Maria Cláudia Candeia assumem direção e vice-direção, respectivamente, para o quadriênio 2023-2027, sucedendo a Marcos Thadeu Magalhães e Cláudia Garcia.

Momentos antes da solenidade, um novo espaço físico da FAU foi oficialmente entregue, como ato derradeiro da gestão 2019-2023. O ambiente, denominado de trecho ASS 462-510, já foi ocupado anteriormente pelo Departamento de Ciências da Computação e passou por readequação para uso da FAU. Agora há auditório, laboratórios de informática e de modelos reduzidos, entre outros. A obra contou com recursos de emenda parlamentar destinada pelo ex-aluno da instituição Rôney Nemer, hoje presidente do Instituto Brasília Ambiental.

“Está na hora de a UnB ser assumida por essa força jovem visionária, para manter nossa tradição dentro da Universidade”, afirmou Cláudia Garcia, ao enfatizar o momento de renovação simbolizado pela troca de mandato. O professor Marcos Thadeu agradeceu a técnicos e docentes pelas contribuições e desejou sucesso à nova gestão. “Meus mais sinceros votos de realizações aos professores Caio e Maria Cláudia. Que o futuro seja radiante e brilhante para todos”, desejou.

“Que emoção! É muita responsabilidade”, disse a vice Maria Cláudia Candeia. Ela também agradeceu aos ex-gestores. “Eu, que sou egressa da FAU, me sinto extremamente honrada por estar assumindo esse cargo que poderia estar sendo assumido por tantos outros competentes colegas meus”, acrescentou, antes de destacar a importância da representatividade feminina nos cargos de gestão. “A gestão é coletiva e espero que todos se sintam parte dessa gestão, me coloco à disposição para contribuir para o nosso bem maior, que acredito ser o bem público.”

O descerramento da placa na inauguração do novo espaço na FAU contou com a presença de Augusto Dias, Maria Cláudia Candeia, Cláudia Garcia, Márcia Abrahão, José Manoel Sánchez, Rôney Nemer, Marcos Thadeu Magalhães e Caio Frederico e Silva. Foto: Anastácia Vaz/Secom UnB

“Agradeço a cada um e cada uma que doa parte da sua vida para construir essa cidade, faculdade e Universidade, contribuindo para a formação de profissionais de arquitetura e urbanismo”, discursou o novo diretor, Caio Silva, que buscará expandir o trabalho realizado pela gestão anterior.

Caio citou alguns objetivos para os próximos quatro anos, entre eles, reforçar o compromisso com a ética e transparência nas ações institucionais e fortalecer a relação com alunos, ex-alunos, professores aposentados, entidades de classe e administração superior, planejar reforma curricular qualitativa com todos os departamentos da Faculdade e curricularização da extensão.

Ele também destacou o respeito à diversidade com a viabilização do vestibular indígena e a importância da FAU como polo cultural. “Precisamos reencontrar espaços para exposições, projetos de ações contínuas de extensão, promoção e participação em atividades dentro e fora da Universidade”, disse.

A reitora Márcia Abrahão citou atividades e obras realizadas nos últimos anos que contaram com o apoio da FAU, como o plano de ocupação dos espaços desenvolvido para a UnB durante o período de pandemia, o planejamento de manutenção predial da Universidade e o apoio à organização da 74ª reunião anual da SBPC. “Esperamos continuar com essa parceria. Fiquei feliz de ouvir sobre a importância das mulheres na gestão. Não podemos abrir mão de participar”, ressaltou.