GESTÃO

Solenidade oficial deu posse pela segunda vez a Dione Moura, como diretora, e nomeou como vice para o quadriênio 2023-2027 o professor Sérgio Santos

O vice-diretor Sérgio Santos, a reitora Márcia Abrahão, a diretora Dione Moura e o ex-diretor Armando Bulcão posam com o termo de posse que oficializou a nomeação dos gestores da FAC para o novo quadriênio. Foto: Anastácia Vaz/Secom UnB

Em uma cerimônia tranquila, ao lado de estudantes, colegas de trabalho e familiares, a reitora Márcia Abrahão reconduziu a professora Dione Moura ao cargo de diretora da Faculdade de Comunicação (FAC) da UnB e empossou como vice-diretor o docente Sérgio Santos. A solenidade foi realizada na tarde desta segunda-feira (16), no Auditório da Reitoria.

Eleitos para o quadriênio 2023-2027, os docentes reforçaram o papel e compromisso da FAC com a informação de qualidade. “Nossa faculdade é uma referência em todo o país. A reputação que construímos é fruto do trabalho árduo de nossos dedicados ex-diretores, com os quais tive a imensa honra de aprender”, iniciou o novo vice-diretor.

Exercendo o cargo pela segunda vez, Dione relembrou as dificuldades do primeiro período, perpassado pela pandemia. “Lá em 2019 assumimos animadíssimos, até março de 2020. Tivemos que continuar o mandato no [modo] remoto e foi muito difícil. Mas trabalhamos para que a gente pudesse voltar a esse momento”, relembrou.

“Nesse período, a FAC pôde ajudar a divulgar a importância da ciência, da prevenção e da saúde mental. Fez o agendamento da imprensa e media training com nossos cientistas”, pontuou a diretora, destacando a importância da equipe na realização de todo esse trabalho.

Manter a excelência da unidade acadêmica e fortalecer parcerias são objetivos da direção da FAC o novo mandato. Foto: Anastácia Vaz/Secom UnB

Os dirigentes também falaram sobre a continuidade ao trabalho que já vem sendo feito, que resultou na atual classificação do Programa de Pós-Graduação em Comunicação com conceito 5 pela Capes, que significa excelência nacional, e o recredenciamento do curso de Comunicação Organizacional, mantendo a nota máxima.

“Passamos por um momento difícil não só de pandemia, mas de fake news, de ataques à universidade e à ciência. E mesmo assim nós, juntos, conseguimos superar esses desafios e melhorar a nossa graduação e pós-graduação”, frisou a reitora Márcia Abrahão.

“Temos que parabenizar a comunidade da FAC pela continuidade da gestão democrática. Ela é um dos alicerces importantes, não só para a comunicação pública, mas também pelo seu perfil acadêmico e compromisso na graduação, pós-graduação, pesquisa e extensão”, destacou a gestora.

FUTURO – “Minha visão para esse mandato é a de fortalecer ainda mais nossa excelência acadêmica, promover a inovação e garantir que nossos alunos estejam preparados para enfrentar os desafios constantes na evolução da comunicação”, salientou Sérgio Santos.

O novo vice explicou que a FAC trabalhará em parceria com a comunidade acadêmica para criar um ambiente inclusivo, diversificado e que valorize a busca por conhecimento. Neste sentido, vem sendo trabalhada em cooperação com a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), a construção de centros integrados de pesquisa.

Durante a celebração, os presentes puderam assistir apresentação do grupo Maré. Foto: Anastácia Vaz/Secom UnB

"Estamos já no noivado desses laboratórios integrados. Com o apoio da comunidade, vamos pensar em uma faculdade voltada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 2030. Queremos que as duas mil pessoas que circulam na FAC pensem e trabalhem por esses objetivos e para reduzir toda a forma de discriminação, pois temos consciência do nosso papel”, afirmou Dione Moura.

A diretora falou ainda sobre a agenda da faculdade, que sedia o 21º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, de 8 a 10 de novembro. “Eu tive a ocasião de ser a primeira presidenta da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), criada aqui na UnB há 20 anos”, compartilhou.

“Naquela época precisávamos afirmar que o jornalismo merecia respeito como campo de conhecimento, como uma prática profissional, pois, sem ele, reina a desinformação. Hoje a sociedade já consegue entender o nosso papel”, avaliou.