INTERNACIONALIZAÇÃO

Promovidas pela Secretaria de Assuntos Internacionais (INT), vagas são para discentes de graduação e pós da UnB

Os estudantes vão receber certificado da atividade de extensão ao encerrar os serviços prestados nas reuniões do Grupo de Trabalho de Educação do G20, em Brasília, entre 20 e 22 de maio. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

A Secretaria de Assuntos Internacionais (INT) da UnB está com inscrições abertas, até 10 de março, para discentes da graduação e da pós atuarem como Oficial de Ligação, durante preparação para a Cúpula do G20, que ocorrerá no Rio de Janeiro (RJ) em novembro deste ano. No decorrer dos dias 20 a 22 de maio, os estudantes acompanharão as delegações internacionais nas reuniões do Grupo de Trabalho de Educação do G20, em Brasília. A oportunidade se dá por meio do Edital nº 5/2024/INT.

A reunião de Cúpula do G20 ocorre com a presença da liderança dos 19 países membros, mais a União Africana e a União Europeia. O agrupamento, cujo nome significa “Grupo dos Vinte”, reúne os países com as maiores economias do mundo. Os Estados-membros se encontram anualmente para discutir iniciativas econômicas, políticas e sociais. O grupo se define como o principal fórum de cooperação econômica internacional.

O edital apresenta série de atribuições destinadas à função de Oficial de Ligação, como explica o coordenador do projeto e secretário de Assuntos Internacionais, Virgílio de Almeida: “cada estudante estará disponível para uma delegação específica, e vai acompanhar essas comissões para colaborar quando existir algum problema de reserva de hotel, ou para se comunicar com o motorista de trânsito. Desse modo, o discente vai ajudar na realização de reuniões bilaterais”.

>> Confira edital de seleção para o projeto Oficiais de Ligação

“Por exemplo, se temos a delegação da Finlândia que gostaria de fazer uma reunião com a comissão de outro país, o Oficial de Ligação é quem vai fazer essa ponte”, completa.

A seleção integra as ações do Grupo de Trabalho de Educação do G20, coordenado pelo Ministério da Educação (MEC). A UnB apoiará o ministério na escolha dos candidatos. “O edital é uma resposta a uma demanda do MEC, que nos pediu ajuda para selecionar estudantes para a função de Oficial de Ligação”, diz Almeida.

“Haverá um treinamento para os selecionados com o Ministério das Relações Exteriores (MRE). E o MEC disponibilizou uma quantia financeira destinada ao pagamento das bolsas e para o processo seletivo”, explica.

Segundo o secretário da INT, a atuação no projeto Oficiais de Ligação representa uma oportunidade positiva, já que os estudantes terão contato com representantes da educação de vários países. “Espero que percebam o ganho que terão ao ter contato com pessoas, oficiais, servidores públicos e agentes da área da educação mundial. Certamente, a experiência tem o potencial de abrir outras portas no futuro”, avalia.

INSCRIÇÕES – Para participar, é necessário que o discente da graduação possua, no mínimo, 40% de créditos integralizados e que seja dos cursos de Ciência Política; Direito, Letras; Relações Internacionais, Pedagogia ou Turismo. Para os estudantes da pós, é obrigatório ter cursado, ao menos, um semestre letivo e ser matriculado nos Programas de Pós-Graduação de Desenvolvimento e Cooperação Internacional; Direito; Direito, Regulação e Políticas Públicas; Educação (Acadêmico e Profissional); Ciência Política; Estudos Comparados Sobre as Américas; Estudos da Tradução; Linguística; Linguística Aplicada; Literatura ou Relações Internacionais.

“Não tenho dúvida de que trabalhar como Oficial de Ligação em uma reunião de alto nível internacional, com delegações de diversos países, será um diferencial maravilhoso para os currículos dos estudantes da UnB, não importa a área”, aponta Almeida.

Os inscritos irão concorrer a 40 vagas destinadas à graduação e a 10 para a pós. O processo seletivo tem três etapas, com análise curricular, entrevista em língua inglesa e entrevista profissional. Os escolhidos vão receber auxílio financeiro de R$ 1.200, sendo R$ 800 destinados às despesas gerais e R$ 400 aos custos com transporte. As inscrições ocorrem até as 23h59 de 10 março, por meio de formulário eletrônico. Mais informações na página da INT.

*estagiária de Jornalismo na Secom/UnB.