INTERNACIONALIZAÇÃO

XVI Assembleia Geral e XIII Seminário Internacional do Grupo de Cooperação Internacional das Universidades Brasileiras (GCUB) duraram cinco dias

Encontro reuniu reitoras, reitores e dirigentes de internacionalização. Na assembleia, foram mostrados projetos e estratégias para transformar a educação. Foto: GCUB

 

A reitora Márcia Abrahão representou a Universidade de Brasília na XVI Assembleia Geral e XIII Seminário Internacional do Grupo de Cooperação Internacional das Universidades Brasileiras (GCUB), em Genebra, na Suíça, entre os dias 23 e 27 de outubro. Reitoras, reitores e gestores de relações internacionais de universidades brasileiras e estrangeiras, além de convidados, discutiram o tema Educação Superior para a Cidadania Global.

Iniciando a agenda, o grupo de membros das universidades visitou o Bureau Internacional de Educação da Unesco (IBE), na segunda-feira (23). No local, foram apresentados projetos e estratégias para transformar a educação e os sistemas de ensino por meio de reformas curriculares. “Estarmos na Assembleia é de extrema importância para a UnB. É uma forma de fortalecer a nossa relevância no cenário nacional e internacional. Precisamos estreitar ainda mais as nossas relações”, ressaltou a reitora Márcia Abrahão. A UnB, vale lembrar, tem uma Cátedra Unesco em Educação a Distância, na Faculdade de Educação.

No dia seguinte, terça-feira (24), durante a Assembleia Geral do GCUB, foi aprovado o relatório de 2022, no qual estão ações que buscam a internacionalização das universidades que integram o grupo. “Aprovamos também as contas do GCUB e iniciamos a discussão do local do Seminário e da Assembleia de 2024”, informou Márcia Abrahão. “O GCUB se consolida como um relevante agente de internacionalização das universidades brasileiras”, acrescentou o secretário de internacionalização da UnB, Virgílio Almeida.

Reitoras, reitores e dirigentes de internacionalização das universidades se encontraram com a embaixadora do Brasil na Suécia, Claudia Fonseca Buzzi, na quarta-feira (25). Em seguida, houve a comemoração dos 15 anos do GCUB, com várias homenagens. Na celebração, a reitora Márcia Abrahão, que é membra do Conselho Fiscal da entidade, recebeu uma placa de honra, em reconhecimento à atuação no grupo.

A partir do tema geral deste ano, o XIII Seminário Internacional começou também na quarta-feira, dividido em quatro eixos. O primeiro tratou do papel do ensino superior na garantia da justiça social e equidade.

Na quinta-feira (26), a reitora Márcia Abrahão mediou uma das mesas de discussão do segundo eixo – a cooperação entre organizações internacionais e instituições de ensino superior no apoio a programas para migrantes, refugiados e apátridas. Participaram do debate Myriam Radhouane, da Universidade de Genebra; Gabriela Tejada, vice-presidente da Comissão Suíça da Unesco; e Moussa Sagayar, da Universidade de Niamey, na Nigéria. Também, houve a presença da diretora de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Educação Superior, Tânia Mara Francisco.

Ainda na quinta-feira, foi abordado o terceiro eixo, em que especialistas conversaram sobre como transformar a universidade para promover a cidadania global. Por fim, na sexta-feira (27), o quarto eixo – a contribuição das universidades para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU) – esteve em pauta.

SOBRE – O GCUB é uma entidade que promove projetos com foco na cooperação internacional em diversas áreas do conhecimento. Entre os objetivos, está o fomento para que estudantes, professores e pesquisadores possam expandir experiências acadêmicas e culturais. Neste ano, a Assembleia Geral e o Seminário Internacional foram realizados em parceria com a Université de Genève (UNIGE) e a International School of Geneva (Ecolint).