VOCÊ SABIA?

Mobilidade internacional é parte de acordo com a AUGM. Este ano, Francinilda Barbosa, técnica do DAF, visitou a Universidade Nacional do Sul, na Argentina

Francinilda Barbosa é servidora da UnB há quase 30 anos e foi a última a participar do Programa de Mobilidade Acadêmica ESCALA Gestores e Administradores, em 2023. Foto: Arquivo pessoal

Intercâmbios internacionais de docentes e discentes são comuns no dia a dia da Universidade de Brasília. O que muitos ainda não sabem é que as oportunidades de aprendizados e experiências em instituições parceiras também são uma opção para servidores técnicos.

Parceria entre a Secretaria de Assuntos Internacionais (INT) e a Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM) possibilita a viagem. Desde 2018, servidores técnico-administrativos do quadro permanente da UnB já realizaram visitas às instituições no exterior por meio do Programa de Mobilidade Acadêmica ESCALA Gestores e Administradores.

Selecionada para participar no edital de 2023, a servidora do Decanato de Administração (DAF) Francinilda Barbosa visitou a Universidade Nacional do Sul, na Argentina, entre setembro e outubro deste ano.

Francinilda com toda a equipe da Diretoria de Contabilidade e Finanças da Universidade Nacional do Sul, na Argentina. Foto: Arquivo pessoal

“Essa experiência de cooperação me mostrou que podemos aprender muito uns com os outros e construir um mundo mais colaborativo. A facilidade de compreensão do idioma, as dificuldades sociais comuns, as semelhanças econômicas e os aspectos culturais também são facilitadores dessa cooperação”, conta a servidora técnica.

Com quase 30 anos de UnB, Francinilda recebeu com alegria a notícia da seleção para o intercâmbio. Ela conta que participou de uma extensa agenda de visitas aos setores similares ao que ela trabalha aqui e pôde fazer a troca de experiências com funcionários de contabilidade, administração e finanças.

“Foi muito rico, porque eu verifiquei como que eles trabalham, como são as normas, a questão da moeda e os regramentos de valores para compra”, relembra. “Uma das principais diferenças é que aqui nossos sistemas estão mais avançados e tudo é lançado automaticamente. Lá eles ainda não têm um sistema unificado de administração e ficaram bastante interessados”, compartilha Francinilda.

“Outro ponto que eu gostei é que lá eles têm uma questão muito forte de um ajudar um ao outro. Uma das iniciativas deles é a aplicação de recursos da universidade em cursinhos e escolas públicas. Esse subsídio às escolas serve para cobrir um pouco a defasagem do ensino público e assegurar que eles cheguem à universidade”, relata.

Durante a visita, Francinilda ainda participou de um podcast. Foto: Arquivo pessoal

Francinilda ainda visitou o estande brasileiro montado para um evento de culinária típica, com a participação de estudantes do Brasil que estão fazendo intercâmbio na universidade, e participou de aulas de português, onde pôde conversar com os alunos sobre aspectos da língua, cultura e cotidiano do Brasil.

Em outro ponto da agenda, a funcionária esteve com o reitor Daniel Vega e com o secretário de Relações Institucionais e Planejamento, Pablo Marinángelli, quando apresentou os programas de assistência estudantil da UnB.

PROGRAMA ESCALA – O edital de 2024 está em andamento. Os três candidatos com melhor classificação no edital aguardam o resultado final da instituição de destino. No dia 5 de dezembro será anunciado o postulante escolhido para o intercâmbio, que deve ocorrer a partir de julho do ano que vem.

“Esse é um programa com objetivo de intercâmbio de práticas. Serve para que nossos servidores aprendam com os parceiros e levem as boas práticas da UnB para outras universidades”, resume o secretário de Assuntos Internacionais da UnB, Virgílio Almeida.

Ele salienta que ao longo de até 15 dias, os técnicos conhecem um setor equivalente ao que eles têm na UnB, para aprender sobre novas ferramentas, enfrentar desafios e propor soluções.

“Estamos trabalhando agora para haver a ampliação, a fim de que cada vez mais gestores e administradores possam usufruir dessa experiência”, conta o professor. “A cada ano estamos aprimorando o nosso edital, para dar oportunidade para diferentes setores, priorizar quem tem mais tempo de casa. E agora estamos em contato com a reitoria para buscar essa ampliação do número de vagas.”

Escute o podcast com a participação da técnica, durante o intercâmbio: