INTERNACIONALIZAÇÃO

Parceria entre as instituições permitirá troca de experiências e de informações científicas e tecnológicas por meio de intercâmbio e outros instrumentos

Vice-reitor Enrique Huelva, vice-presidente de comunicações da Huawei, Liu Wei, e reitora Márcia Abrahão estiveram reunidos no Salão de Atos da Reitoria para formalizar acordo. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

A Universidade de Brasília e a empresa chinesa de tecnologia Huawei assinaram, nesta segunda-feira (28), um memorando de entendimento. O acordo de cooperação pretende viabilizar projetos de capacitação e certificação de estudantes e profissionais de tecnologia da informação, além da implantação de estruturas de desenvolvimento tecnológico no Brasil, entre outros objetivos.

A formalização aconteceu no Salão de Atos da Reitoria. Participaram a reitora Márcia Abrahão e o vice-reitor Enrique Huelva, além do vice-presidente de relações públicas e comunicações da Huawei, Liu Wei, e a decana de Pesquisa e Inovação da UnB, Maria Emília Walter.

“Estive na China recentemente e tive a oportunidade de conhecer a Huawei. A empresa tem o domínio intelectual de tecnologias inovadoras e desempenha um trabalho excelente na gestão de recursos inteligentes. O futuro do século XXI irá depender de parcerias e a cooperação tecnológica será determinante”, disse o vice-reitor Enrique Huelva. O memorando prevê também a ida de alunos da UnB à China, para visitar a sede da empresa e conhecer novos temas tecnológicos.

“Temos o dever de estimular a capacitação dos estudantes que serão responsáveis pelo futuro das tecnologias da informação e comunicação, além de contribuir para o desenvolvimento do país ao investir em seus talentos. Por isso, firmamos essa parceria com a UnB, instituição que também visa o desenvolvimento do mercado de tecnologia brasileiro, com o objetivo de oferecer as principais ferramentas para seus estudantes”, disse Liu Wei.

O acordo entre as duas instituições faz parte da iniciativa Seeds for the Future, desenvolvida pela empresa chinesa para treinar e certificar profissionais pelos programas Huawei Authorized Information & Network Academy (HAINA) e Huawei Authorized Network Academy (HANA). “Nosso objetivo é fortalecer a pesquisa científica e tecnológica, e esse acordo é um avanço. Esperamos que a parceria seja longa e duradoura”, afirmou a reitora Márcia Abrahão.

A EMPRESA – Maior empresa privada da China, a Huawei é líder global em soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e tem a visão de enriquecer a vida das pessoas por meio da comunicação, oferecendo produtos e soluções de alta qualidade e inovação em mais de 170 países e territórios.