DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Seeds For The Future é promovida pela Huawei, empresa de tecnologia parceira da Universidade de Brasília. Luís Jorge, de Ciência Política, e Cíntia Lucena, de Relações Internacionais, integram grupo que se destacou na América Latina

Estudantes de graduação e pós de diversas instituições do Brasil formaram o Grupo A, autor do projeto reconhecido por multinacional chinesa. Imagem: Huawei Brasil

 

São da Universidade de Brasília dois membros do grupo vencedor da etapa nacional e regional da competição global Seeds For the Future 2023, da Huawei: Luís Jorge, graduando do sétimo semestre de Ciência Política, e Cíntia Lucena, graduanda do quinto semestre de Relações Internacionais.

A competição, promovida pela multinacional chinesa, líder global em tecnologia de soluções de informação da indústria e das comunicações (TIC), tem como objetivo capacitar jovens talentos na área de tecnologia para desenvolver soluções inovadoras que abordem problemas sociais e promovam os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Luís Jorge, do sétimo semestre de Ciência Política, e Cíntia Lucena, do quinto semestre de Relações Internacionais: representantes da UnB no topo da América Latina. Fotos: Arquivo pessoal

 

Durante o programa, que ocorreu entre 23 e 30 de outubro, participantes de Argentina, Brasil, Paraguai, Peru e Uruguai tiveram a oportunidade de aprender com especialistas sobre inteligência artificial, computação em nuvem, blockchain, 5G e outras tecnologias. Entre mais de 200 candidatos brasileiros, 50 alunos de graduação e pós-graduação de universidades renomadas foram selecionados para a competição.

Para Cíntia Lucena, o programa trouxe uma abordagem inovadora ao dar destaque à juventude como protagonista de transformações sociais em suas regiões, promovendo soluções a partir do sul-global.

Ao final do Seeds For the Future, o projeto do Grupo A, com a participação de Luís e Cíntia, foi escolhido como o vencedor, apresentando uma solução tecnológica para combater a insegurança alimentar e nutricional de crianças no Brasil.

O projeto NECO (Nurtuting Education and Crops Organically) propõe a adoção de estufas hidropônicas automatizadas em escolas, além de um aplicativo para ensinar boas práticas de nutrição, com o objetivo de melhorar a relação das crianças com os alimentos e as tecnologias. A ideia toca diretamente em dois ODS: Fome Zero e Agricultura Sustentável [2] e Educação de Qualidade [4].

Grupo A apresentou o projeto vencedor em transmissão on-line. Imagem: Reprodução

 

Sobre o projeto, o líder do grupo, Luís Jorge, enfatizou: "Nossa solução buscou abordar a insegurança alimentar no contexto escolar. Tivemos discussões com pessoas que se dedicam a essa causa há mais de 30 anos e procuramos demonstrar como a tecnologia pode contribuir para esse desafio. Acreditamos que plantamos uma semente para o futuro."

Como prêmio pela vitória na América Latina, os vencedores ganharão viagem para Bogotá, na Colômbia, para participar da Huawei LAC ICT Talents Summit 2023, em dezembro. Ali, participantes de destaque das diferentes edições do Seeds For the Future na América Latina e Caribe participarão de uma imersão para promover e desenvolver jovens talentos.

Os participantes do time A continuarão com o seu projeto na etapa global da competição, marcada para janeiro de 2024. A UnB e a Huawei possuem um histórico de aproximação, cujo destaque é a assinatura de um acordo, em 2017, justamente no âmbito da iniciativa Seeds For the Future.

Confira a lista completa dos integrantes do Grupo A, vencedor do Seeds For the Future 2023 América Latina:

Alex Rodrigues, Engenharia no Centro Universitário Facens;
Ana Beatriz Araújo, Engenharia da Computação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará;
Caroline Fischer, Engenharia de Telecomunicações no Cefet/RJ;
Cíntia Lucena, Relações Internacionais na UnB;
Geovana Andrade, Engenharia de Software na UniFil;
João Paulo Pereira, pós em Montagem Industrial na UFF;
Letícia Artese, pós em Engenharia na UFSC;
Luís Jorge, Ciência Política na UnB;
Tamires Alves, Engenharia de Energias Renováveis na UFPB;
Thiago Scarin, Marketing na USP.

 

*com a colaboração de Cíntia Lucena e informações da Huawei Brasil.

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.