INTERNACIONALIZAÇÃO

Delegação cubana e reitores de universidades brasileiras conversaram sobre estreitar os laços entre os países e ampliar o intercâmbio de estudantes, docentes e pesquisadores

O embaixador de Cuba no Brasil, Adolfo Curbello Castellanos, a reitora Márcia Abrahão, o ministro de Educação Superior de Cuba, Walter Baluja García, e o vice-reitor Enrique Huelva destacaram que Brasil e Cuba têm uma história de cooperação, com troca de experiências e colaboração em pesquisas. Foto: Beto Monteiro/Ascom GRE

Para fortalecer as relações entre Brasil e Cuba no ensino superior, o ministro de Educação Superior de Cuba, Walter Baluja García, o embaixador de Cuba no Brasil, Adolfo Curbello Castellanos, e seis reitores de universidades cubanas foram recebidos pela reitora Márcia Abrahão. A reunião ocorreu nesta terça-feira (12), no Salão de Atos da Reitoria. O grupo está no Brasil para participar da Conferência Regional de Educação Superior para a América Latina e Caribe (CRES+5).

A reitora Márcia Abrahão, que também é presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), defendeu a importância de o Brasil estreitar as relações com Cuba e com as universidades do país caribenho. “Na Andifes, acabamos de lançar um grande projeto de combate à fome com sustentabilidade ambiental. Queremos aproximar ainda mais os nossos países, porque sabemos que vocês têm projetos muito bem-sucedidos nessas áreas”, citou.

A reitora Márcia Abrahão salientou que a UnB está pronta para ampliar o intercâmbio de estudantes e pesquisadores com universidade de Cuba. Foto: Beto Monteiro/Ascom GRE

Ela disse também que a UnB tem acordos vigentes de cooperação com algumas universidades de Cuba. “Estamos prontos para ampliarmos essa parceria e, principalmente, o intercâmbio de estudantes e pesquisadores”, afirmou.

O ministro Walter Baluja destacou a ampla colaboração entre as universidades do Brasil e de Cuba, principalmente nas áreas médica e de docência e que, na UnB, atualmente, há doutorandos cubanos em cursos de tecnologia. Ele ainda ressaltou que 94 delegados brasileiros estiveram em Havana, em fevereiro, para participar do 14º Congresso Internacional de Educação Superior – Universidade 2024.

O vice-reitor Enrique Huelva contou que esteve nas comemorações dos 295 anos da criação da Universidade de Havana, Cuba, em 2023. “Fiquei muito surpreendido positivamente pelo papel que tem a ciência, tecnologia e educação na sociedade cubana. Na criação da Universidade de Brasília, Darcy Ribeiro pensou a instituição como um elemento fundamental da relação entre o Brasil e a América Latina e o Caribe. Isso está no nosso DNA. Nossa gestão vem resgatando e incentivando essa relação.”

“Atribuímos às universidades brasileiras um papel destacadíssimo no relacionamento entre os nossos países. Estamos também em um processo de reconstrução das relações entre Brasil e Cuba e o apoio da UnB está sendo fundamental. Vamos avançar ainda mais nesse processo de fraternidade entre os nossos povos e nossos países”, disse o embaixador Adolfo Curbello Castellanos, que destacou a história de resistência da Universidade de Brasília.

UNIVERSIDADES BRASILEIRAS – Márcia Abrahão salientou que o Brasil está em um novo momento, após um período recente no qual governos anteriores promoveram ataques às universidades, ao ensino e à ciência e enfraqueceram políticas de combate à desigualdade e de garantia dos direitos humanos e da dignidade. “Hoje nós temos um governo democrático. Eu e o reitor Medronho estávamos no Palácio do Planalto quando o presidente anunciou a ampliação das escolas técnicas, os chamados institutos federais e, com isso, a ampliação da inserção da educação de qualidade nos municípios”, completou a reitora.

Reitor da UFRJ, Roberto Medronho lembrou que o presidente Lula convocou as universidades para construírem parcerias internacionais em prol de um mundo mais justo. Foto: Beto Monteiro/Ascom GRE

O plano de expansão da rede federal de ensino técnico no Brasil foi anunciado pelo Governo Federal na terça-feira (12) e prevê a criação de 100 novos campi de institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs).

“Uma determinação do nosso presidente é que nós, reitores, e a nossa presidente da Andifes, estejamos emanados para construir essa nova parceria para um mundo multipolar em que não haja mais dominante e dominados e que todos nós naveguemos na mesma direção em busca de um mundo mais justo, mais fraterno, mais solidário, mais pacífico, mais sustentável e mais saudável”, destacou o reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Roberto Medronho, que também esteve presente na recepção à comitiva cubana na UnB.

A CONFERÊNCIA – Durante a reunião, a reitora Márcia Abrahão desejou que a CRES+5 seja um sucesso, com discussões enriquecedoras e resultados concretos. “Esperamos que na CRES+5 nós consigamos avançar nas grandes políticas para a América Latina, para a nossa região, para preservarmos a educação superior de qualidade e comprometida com o povo.” A Conferência ocorre entre 13 e 15 de março, na UnB.

O vice-reitor, Enrique Huelva, reafirmou a importância da conferência. “Estamos vivendo um momento muito importante para a América Latina para o Caribe que é a reunião da CRES+5 no Brasil, e com a feliz coincidência de a nossa reitora Márcia Abrahão ser também a presidente da Andifes. É um momento no qual se juntam vários elementos essenciais para a parceria dos nossos países e de toda a região”, avaliou.