BRASIL-ALEMANHA

Conexão entre professores, estudantes e egressos com o DAAD esteve em destaque. Liberdade científica nos tempos atuais foi tema de debate na abertura

 

Professores da UnB participaram da mesa de debate pelo centenário do DAAD. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

 

A Universidade de Brasília sediou, no fim do mês de outubro, atividades do simpósio em comemoração aos cem anos do DAAD, o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico, que atua há 53 anos no Brasil. O evento buscou fortalecer as relações acadêmicas e científicas entre Brasil e Alemanha e contou com a presença de ex-bolsistas do programa.

 

Palestras, oficinas e debate sobre o tema O princípio da liberdade científica nos tempos atuais, com a participação de seis docentes da UnB, a maioria deles ex-bolsistas, foram algumas das atividades realizadas no prédio da Reitoria e no Memorial Darcy Ribeiro para celebrar a data. O momento também marcou a criação de uma associação de pesquisadores brasileiros que desenvolvem atividades relacionadas à Alemanha.

 

“O DAAD tem uma parceria histórica com a Universidade de Brasília com atividades compartilhadas de ensino, pesquisa e extensão”, frisou o professor da Faculdade de Comunicação Fernando Oliveira Paulino, que palestrou sobre liberdade científica, comunicação e democracia no início do evento. 

Reitora Rozana Naves durante a abertura do simpósio pelos cem anos do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico. Foto: Beto Monteiro/Ascom GRE

 

O docente avaliou como "uma relação bastante proveitosa para as duas instituições” as ações realizadas, há mais de doze anos, pela UnB com a Technical University of Dortmund e a recente aprovação de dois projetos na área de comunicação, democracia e integridade da informação pelo edital Probral (Programa Brasil-Alemanha), financiado pelo DAAD e pela Capes, com atividades previstas nos dois países.

 

Estiveram presentes na abertura a reitora Rozana Naves, representantes do DAAD e da embaixada da Alemanha. Além de Paulino, da FAC, participaram do debate os professores Djane Duarte, da Faculdade de Ciências da Saúde; Maria Pia Guerra, da Faculdade de Direito; Philippe Lacour, do Departamento de Filosofia; Cláudio Gottschalg, da Faculdade de Ciência da Informação; e Vinícius Pereira, do Departamento de História.

 

OPORTUNIDADES – Segundo a professora visitante do DAAD na UnB Clara Isabell Le Blanc, nos últimos dez anos, cerca de cem bolsas foram concedidas a estudantes de Brasília. “Muitas de doutorado sanduíche, que ajudaram muito em suas carreiras”, diz. Desde 2020, a UnB possui um acordo com o DAAD, que será renovado por mais cinco anos, em que é prevista a presença do chamado leitorado no campus da UnB.

 

“Leitor é o professor visitante, do inglês lecturer, que fica como voluntário por alguns anos atuando na área de Letras alemão. No nosso caso, vinculado ao LET, com aulas de alemão na graduação para todos os cursos, como optativa ou módulo livre”, explica Clara. 

Clara Isabell Le Blanc é professora visitante no IL e coordena ofertas de oportunidades do DAAD para o público acadêmico da UnB. Foto: Beto Monteiro/Ascom GRE

 

“São várias oportunidades de bolsas completas de estudos em diversas áreas do conhecimento para estudantes de graduação e pós-graduação, principalmente doutorado”, destaca.

 

Estudantes interessados podem obter informação sobre as oportunidades diretamente com a docente, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e no site do DAAD. Além de ensinar o idioma e promover a cultura alemã em Brasília, ela auxilia alunos interessados em seguir os estudos na Alemanha.

 

Série de atividades culturais e de ensino da língua promovidas pelo DAAD em Brasília e informação sobre bolsas de estudos também podem ser conferidas na página do leitorado do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico da UnB no Instagram.

 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.