RECONHECIMENTO

Honrarias Prata, Ouro e Diamante da Casa são concedidas a quem completa 25, 40 e 45 anos de instituição. Agora, foram agraciados 57 técnicos e professores

Ao todo, oito servidores foram homenageados como Prata da Casa, 34 receberam o Ouro e 15 tornaram-se Diamante. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

 

O auditório da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (Face), no campus Darcy Ribeiro, recebeu, nesta quinta-feira (27) a cerimônia Prata, Ouro e Diamante da Casa 2025. O evento, organizado pelo Decanato de Gestão de Pessoas (DGP), agraciou 57 servidores que completaram 25, 40 ou 45 anos de dedicação à Universidade de Brasília.

 

Em clima de celebração e conquista, docentes e técnicos administrativos receberam com felicidade a honraria, ao lado de familiares e colegas. O tom comemorativo e alegre foi ainda mais especial com a participação do coral Serenata de Natal, que abriu o evento com canções que embalam o fim de ano.

 

Ao todo, sete docentes e uma técnica receberam a Prata da Casa; treze professores e 21 técnicos o Ouro; e quinze técnicos o Diamante. A cerimônia, além de reconhecer o trabalho e a dedicação dos servidores, é uma forma de gratidão e afirmação da identidade, legado e do compromisso coletivo, em um momento de renovação de esforços e fortalecimento dos objetivos institucionais.

 

A decana de Gestão de Pessoas em exercício, Fernanda Lopes, falou sobre a relevância de prestigiar um evento tão especial. “Esse é um reconhecimento coletivo que materializa décadas de compromisso dos servidores que sustentam o trabalho silencioso de dedicação constante”, observou.

Maria Oliveira, Maria Fagundes e Solange David receberam a homenagem Diamante da Casa, pelos 45 anos de dedicação à UnB. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

 

“Há alguns dias recebíamos os novos servidores e era visível a alegria no rosto de todos. Hoje, imagino quantos deles chegarão até aqui e farão da UnB sua casa, assim como nós que permanecemos”, projetou o vice-reitor, Márcio Muniz. Ele adiantou que em 2026 receberá o Ouro da Casa e lembrou que, como muitos, tem sua história de vida fortemente ligada à Universidade.

 

A reitora Rozana Naves reiterou que a cerimônia é “uma homenagem a quem faz da UnB sua segunda casa e que muitas vezes tem também suas famílias compondo essa grande comunidade”. A gestora ainda frisou que o evento reconhece a importância de ser servidor público na educação superior, responsável pela formação pública de excelência, desenvolvimento da ciência e formação em rede, com inclusão, diversidade e participação social.

 

HISTÓRIA – A distinção Prata da Casa foi criada em 1999 para homenagear servidores com 25 anos de serviço na UnB. As homenagens Ouro da Casa vieram 20 anos depois, em 2019, para contemplar os trabalhadores com 40 anos de atuação. Em 2022, foi criado o Diamante da Casa, para aqueles com 45 anos de atuação.

 

Representando os agraciados, o professor Mauro Rabelo, do Departamento de Matemática (MAT), contou emocionado sua história com a UnB, iniciada em 1978, quando ingressou na graduação vindo de Minas Gerais. “Hoje, tenho 40 anos de docência e é um momento que passa um filme em nossa cabeça. Me fez lembrar de todas as alegrias e desafios, pois tive minha vida transformada por essa Universidade”, disse.

 

“Eu comecei a trabalhar aqui quando tinha 18 anos. Me formei em Economia aqui e fui enquadrada como economista. Criei meus dois filhos na Colina e ambos se formaram na UnB”, contou a Solange David, homenageada como Diamante da Casa. Ela conta que tudo que conquistou, na carreira e na vida, só foi possível graças à Universidade.

 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.