GESTÃO

Empresa vencedora oferecerá atendimento médico-hospitalar com obstetrícia e ambulatorial, incluindo pessoas com doenças preexistentes ou crônicas

Contrato foi assinado em reunião no Salão de Atos. A licitação foi realizada na modalidade pregão eletrônico, com participação aberta, do tipo menor preço. Valor do contrato é de R$ 11,9 milhões. Foto: Beto Monteiro/Ascom GRE

A Universidade de Brasília assinou, nesta terça-feira (27), a contratação da empresa de plano de saúde Easyplan Administradora de Benefícios Ltda.. A licitação ocorreu na modalidade pregão eletrônico, com participação aberta e do tipo menor preço. A contratação é na forma coletivo empresarial e de livre adesão dos servidores. A cobertura é regional: Distrito Federal (DF) e Região Integrada de Desenvolvimento (RIDE-DF). Podem aderir ao serviço servidores ativos e aposentados, dependentes e pensionistas, regularmente vinculados à UnB, e agregados.

“O plano de saúde é uma reivindicação histórica da nossa comunidade e que hoje temos a alegria de concretizar. Foi um compromisso que assumi com a comunidade da UnB, mesmo com muitos desafios internos e externos e muita gente dizendo que não daria certo. Isso significa mais um passo para melhorar a qualidade de vida das nossas servidoras e servidores”, disse a reitora Márcia Abrahão durante a cerimônia.

Ela agradeceu todos que participaram do processo desde o início, em maio de 2018. Citou nominalmente a primeira comissão que estudou a viabilidade de contratar uma empresa, incluindo representantes da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB) e do Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Universidade de Brasília (Sintfub).

A reitora agradeceu, de forma especial, aos servidores da última comissão que viabilizou a assinatura do contrato, dos decanatos de Gestão de Pessoas (DGP) e de Administração (DAF). Todos os presentes ressaltaram o trabalho da decana de Gestão de Pessoas, Maria do Socorro Gomes.

A decana substituta do DGP, Sheila de Andrade, disse que o decanato tem importante participação nesse processo, pela preocupação com a qualidade de vida das servidoras e servidores. “É um momento histórico para a Universidade e histórico para nós.”

Para o decano de Administração, Abimael Costa, é um dia a ser muito comemorado. "A espera foi longa pela nossa comunidade. Nós sabemos que a reitora tinha essa prioridade, mas realmente foi muito desafiador chegar até aqui. Continuamos à disposição para superar os desafios que possam surgir”, disse.

Reitora Márcia Abrahão ressaltou que o plano de saúde era uma demanda antiga dos servidores da UnB. Foto: Beto Monteiro/Ascom GRE

A presidenta da ADUnB, Eliene Novaes, lembrou que o sindicato também realizou estudos para oferecer plano aos professores, mas concluiu-se que era difícil oferecer serviços similares aos que estão sendo propostos agora. “Sabemos que o mercado de plano de saúde é complexo, que está muito mais a serviço de um processo mercadológico do que de garantia de direitos. Agora virão os desafios de ampliar a adesão, melhorar a qualidade e ter uma rede que seja acessível”, afirmou Eliene Novaes.

O coordenador-geral do Sintfub, Edmilson Lima, parabenizou a gestão pela assinatura do contrato e lembrou que a UnB tem papel fundamental na produção de conhecimento para o país, mas que os servidores tiveram os salários congelados nos últimos anos. “Esse plano de saúde é excelente para nós. Em nome do Sintfub, quero parabenizar essa gestão pela assinatura desse plano de saúde. Com certeza, estaremos juntos na construção da melhoria desse serviço.”

O diretor comercial da Easyplan, Olom Santos, disse que tem a dimensão das dificuldades da contratação de serviços pelas instituições públicas. “Trabalharemos para que todos os servidores tenham conhecimento dos nossos serviços e de nossas vantagens. Sabemos que estamos lidando com pessoas e com saúde. Gostaria de deixar registrado o nosso compromisso de estar com vocês nas demandas do dia a dia e em novos produtos.”

Parte do custeio do plano de saúde é subsidiado pela União e parte pelo servidor que aderir ao serviço. A empresa vencedora vai oferecer atendimento médico-hospitalar com obstetrícia e ambulatorial. Exames complementares e serviços auxiliares de diagnóstico e terapia, bem como internações eletivas e emergenciais, em hospitais e clínicas, em enfermaria e apartamento individual, também são serviços disponibilizados. Está vetada a exclusão de doenças preexistentes ou crônicas.