QUALIDADE DE VIDA

Empresa contratada facilitará acesso a exames com coleta de sangue itinerante nos quatro campi, sem que servidoras e servidores precisem se dirigir às clínicas

Para realizar os exames na unidade móvel, basta o servidor comparecer ao local onde o ônibus está. O atendimento é por ordem de chegada. Foto: Beto Monteiro/Ascom GRE

 

Na manhã de sexta-feira (18), o Decanato de Gestão de Pessoas (DGP) da UnB lançou o Programa Anual de Exames Médicos Periódicos, que esteve suspenso no período da pandemia de covid-19. A principal inovação é que a empresa licitada irá ao encontro das servidoras e dos servidores nos quatro campi para fornecer o pedido médico ou para realizar a coleta do exame de sangue, de acordo com a preferência. Para outros tipos de exames, como os ginecológicos, as servidoras terão que se dirigir às clínicas médicas.

 

“Nosso objetivo é alcançar o maior número de servidores. Os exames ajudam a instituição e seus trabalhadores a cuidarem da saúde. Até há muito pouco tempo, nós não tínhamos esse direito. É uma conquista muito recente para os trabalhadores do serviço público”, disse a decana de Gestão de Pessoas, Maria do Socorro Gomes.

 

A reitora Márcia Abrahão comemorou mais um passo dado para proporcionar maior qualidade de vida aos servidores. O resultado desses exames ajuda a orientar ações de promoção à saúde no trabalho. Ela lembrou dos desafios da pandemia para a vida das pessoas. “A Universidade não parou em nenhum momento. Nós trabalhamos incansavelmente e tivemos que lidar com as nossas questões pessoais, de família, de saúde, e ainda dar conta das nossas funções mudando abruptamente para o remoto. Fomos obrigados também a olhar mais para dentro. Sabemos que exames preventivos são fundamentais e, para a UnB estar bem, é importante que cada um de nós esteja bem”, disse a reitora, parabenizando o trabalho do DGP.

Este ano, a UnB implementou a coleta volante para facilitar que o acesso do servidor faça os exames periódicos. Foto: Beto Monteiro/Ascom GRE

 

A servidora Sheila Perla de Andrade, assessora do DGP, fez um apelo para a adesão dos trabalhadores aos exames periódicos: “É uma forma de autocuidado e uma oportunidade. A gente passa muito tempo trabalhando em ritmo acelerado. Acabamos esquecendo um pouco de pensar na nossa saúde e na qualidade de vida no nosso trabalho.”

 

COMO VAI FUNCIONAR – Os exames poderão ser feitos até 16 de novembro de 2023. O DGP está enviando e-mails de convocação para realização dos Exames Médicos Periódicos. Após receber a convocação, o servidor deve aceitar ou recusar fazer os exames no site ou no aplicativo Sou.Gov. Para conferir o passo a passo, clique aqui.

 

Depois de emitir as guias dos exames por meio do Sou.Gov, o servidor pode realizar o agendamento em uma das duas clínicas credenciadas da empresa Grupo Check Up. Na unidade do Setor de Diversões Sul, Edifício Venâncio VI, o contato pode ser feito pelo telefone (61) 3321-1197 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. A segunda fica em Taguatinga Sul. E o contato é: telefone (61) 3321-1197, WhatsApp (61) 99688-3279 ou e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

Já na unidade móvel (confira cronograma), basta o servidor comparecer, sendo o atendimento por ordem de chegada. No entanto, o DGP recomenda que os atendimentos sejam agendados a fim de evitar transtornos, como maior tempo de espera. Para realizar a coleta de sangue, o servidor deve estar em jejum por, pelo menos, 12 horas. O resultado fica pronto em até cinco dias úteis e é acessado pelo portal da empresa. Após clicar no botão “Acesso Convênio”, o servidor deve informar a “chave”, que é o CPF, e a “senha”, que será disponibilizada pelo laboratório na guia de acompanhamento dos resultados.

 

Exames realizados anteriormente, como laboratoriais com até seis meses e de mamografia e papanicolau com até 12 (doze), poderão ser aproveitados a critério médico. É importante que, na avaliação com o profissional, o servidor tenha os resultados em mãos.

 

Confira o cronograma de atendimento da unidade móvel:

Campus Darcy Ribeiro
De 21/8 a 1º/9
Coleta e recebimento de amostras: das 8h às 11h
Avaliação clínica*: das 13h às 17h

 

Campus FGA
De 11/9 a 22/9
Coleta e recebimento de amostras: das 8h às 11h
Avaliação clínica*: das 13h às 17h

 

Campus FCE
De 25/9 a 6/10
Coleta e recebimento de amostras: das 8h às 11h
Avaliação clínica*: das 13h às 17h

 

Campus FUP
De 16/10 a 27/10
Coleta e recebimento de amostras: das 8h às 11h
Avaliação clínica*: das 13h às 17h

 

Contato: 3321-1197 ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

*A avaliação clínica será feita mediante agendamento no local.

 

Matéria atualizada em 23 de agosto para inclusão de informações. 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.