HOMENAGEM

William Kaelin foi um dos três ganhadores do prêmio de 2019 por uma descoberta que pode ajudar no desenvolvimento de novos tratamentos contra o câncer

Professor William Kaelin recebeu o título de Doutor Honoris Causa na UnB. Foto: Anastácia Vaz/Secom UnB Foto Anastácia Vaz

O professor de medicina em Harvard William Kaelin foi agraciado com o título de Doutor Honoris Causa pela UnB. A solenidade de outorga ocorreu nesta quarta (30) no Auditório da Reitoria, no campus Darcy Ribeiro. A honraria é concedida àqueles que se distinguem pelo saber ou pela atuação em prol das artes, da ciência, da filosofia, das letras ou do melhor entendimento entre os povos.

Professor no Sidney Farber Institute da Harvard Medical School e pesquisador do Dana-Farber Cancer Institute e Howard Hughes Medical Institute, William Kaelin foi agraciado com o Nobel de Medicina em 2019 ao descobrir, juntamente com os pesquisadores Peter Ratcliffe e Gregg Semenza, como as células do corpo se adaptam ao oxigênio disponível. Essa descoberta abre para novas possibilidades de tratamento não só do câncer mas de doenças como anemia, infarto do miocárdio e derrame. Na UnB, pesquisas são desenvolvidas a partir desses achados.

» Descoberta do Nobel de Medicina subsidia pesquisas na UnB

“É uma honra muito grande termos o professor Kaelin aqui”, disse a professora da Faculdade de Medicina (FM/UnB) Luciana Naves ao apresentar breve biografia do homenageado. “Esse balanço entre genes supressores tumorais, oncogênese, angiogênese, proliferação celular foi o trabalho dele durante toda a vida e que chegou ao prêmio Nobel, mas como ele falou, todos os dias ele tem novos desafios”, disse.

“É um grande prazer e honra estar aqui e ser reconhecido por colegas de um jeito tão significativo”, agradeceu William Kaelin. “Acredito que foi o método científico e a crença na verdade objetiva que tiraram o ser humano da Idade das Trevas. Lamentavelmente, em muitas democracias ocidentais, há um contingente de pessoas que questionam a ciência e acho isso extremamente perigoso. Por isso, acho muito importante que, em todas as oportunidades, aqueles entre nós que dedicam suas vidas à busca do conhecimento celebrem a importância da ciência”, afirmou.

Em sua passagem pela UnB, Kaelin também proferiu palestra para auditório lotado. Foto: Anastácia Vaz/Secom UnB

O diretor da FM Gustavo Romero lembrou a importância de se transformar conhecimento em bens coletivos de acesso universal que atendam às necessidades mais urgentes da população e agradeceu a presença do pesquisador. “É uma honraria justa e necessária pela dimensão humana que representa. Contamos com o senhor nessa luta universal para superar os problemas da humanidade.”

"Temos princípios para designar alguém Doutor Honoris Causa, um deles é estar de acordo com os princípios fundadores da Universidade de Brasília, além da qualidade acadêmica”, disse a reitora Márcia Abrahão. "Receba esse título com a confiança de que continuará inspirando as novas gerações."

William Kaelin é o 5º Nobel a receber a honraria na UnB. A galeria de doutores Honoris Causa da UnB conta ainda com outros quatro ganhadores do Nobel: Martin Chalfie (2014), Bruce Alan Beutler (2015), Aaron Ciechanover (2017) e Fraser Stoddart (2019).

>> Consuni aprova concessão de título de Doutor Honoris Causa a Nobel em Medicina