ÓRGÃOS COLEGIADOS

Na reunião do CAD, o secretário de Infraestrutura da Universidade atualizou os conselheiros sobre o andamento das construções previstas no plano de 2021

As propostas apresentadas no Plano de Obras 2023 durante reunião do CAD priorizam a recuperação estrutural, a segurança e a acessibilidade. Foto: Beto Monteiro/Ascom GRE

O Conselho de Administração (CAD) reunido na última quinta-feira (22) aprovou, por unanimidade, o Plano de Obras da Universidade de Brasília. Durante a reunião no auditório da Reitoria também foram apresentadas as atividades da Auditoria Interna (AUD) presentes no relatório de 2022.

PLANO DE OBRAS – O documento organiza as obras da Universidade conforme os critérios de prioridade, como segurança e acessibilidade. Em 2017, 2019 e 2021, foram aprovados planos para nortear as obras. "Fazemos isso desde que assumimos. E agora estamos mostrando o que está em andamento e trazendo este novo plano", explicou a reitora Márcia Abrahão.

A Comissão Permanente de Infraestrutura faz o acompanhamento tanto da manutenção quanto das novas obras. "Na última reunião, foi feita uma visita às obras. Foi excelente, porque pudemos ver como estão e constatar que houve aceleração em algumas delas”, complementou a reitora.

O secretário de Infraestrutura, Augusto César, atualizou o conselho com o desenvolvimento do plano aprovado em 2021, composto por 11 obras em andamento, duas em processo de licitação e três ainda em elaboração das peças técnicas. Os critérios de priorização das novas propostas apresentadas salientam a preocupação com segurança, recuperação estrutural, adequação dos edifícios às normas do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) e acessibilidade.

Há ainda a atenção voltada para obras inacabadas, desenvolvimento de obras com eficiência energética e ampliação e adequação da infraestrutura dos campi. “Tudo o que a gente está fazendo é necessário para que a UnB continue entregando ensino, pesquisa e extensão de qualidade para a sociedade. É uma vitória conseguir atender às demandas da Universidade com planejamento adequado e com a utilização eficiente dos recursos da instituição”, afirmou a decana de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional, Denise Imbroisi.

O plano de obras deste ano prevê oito projetos, com custo estimado de R$ 19,6 milhões. As obras para adequação às normas do Corpo de Bombeiros irão abranger as edificações que foram autuadas, tiveram consultas prévias e monitoramento e necessitam do alinhamento aos padrões e também de acessibilidade. O secretário Augusto César citou o retrofit (restauro com preservação da arquitetura original e adequação à legislação vigente) das instalações elétricas das faculdades de Ciências da Saúde e de Medicina e destacou a importância da reforma do Auditório Dois Candangos da Faculdade de Educação (FE), que irá “requalificar um auditório que resgata a história da UnB, onde tudo se iniciou”.

Secretário de Infraestrutura, Augusto César apresentou aos conselheiros do CAD o andamento das obras previstas no plano de 2021. Foto: Beto Monteiro/Ascom GRE

Um dos primeiros auditórios de Brasília, o Dois Candangos é um patrimônio da cidade e da Universidade. Lá, houve a apresentação de diversos espetáculos teatrais e mostras de filmes. Foi nele que Darcy Ribeiro fez o discurso de inauguração da UnB, em 21 de abril de 1962.

Augusto César explicou a divisão em etapas da construção do Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS) no plano de obras anterior. O projeto de eficiência energética que propõe estratégias para a redução do consumo de energia ainda está em elaboração e estima a instalação de usinas fotovoltaicas. O secretário de Infraestrutura detalhou ainda o projeto que abarca os campi de Ceilândia, Gama e Planaltina, para a cobertura das quadras poliesportivas: “As coberturas vão proporcionar um polo de reunião de público para ocorrer eventos, não só ações de extensão, mas de esporte e lazer.”

AUDITORIA – Durante a reunião do CAD, foi apresentado o Relatório Anual de Auditoria Interna (RAINT) de 2022. A auditora-chefe, Nara Cristina Mendes, apresentou a equipe, composta por 13 membros que executam o trabalho a partir de eixos temáticos.

“Nos últimos anos, a Auditoria tem se esforçado muito para estar mais próxima dos gestores, para desmistificar todo aquele conceito de auditoria, principalmente nós que somos auditoria interna e estamos dentro da organização. Temos esse papel de interlocução com os demais órgãos de controle e precisamos, sim, compreender toda a essência da Universidade para poder de fato agregar valor, que é a nossa missão”, pontuou.

A 423ª Reunião do CAD pode ser assistida a seguir: