EXCELÊNCIA

A Universidade também ocupa a 14ª posição entre as instituições brasileiras

UnB vem protagonizando avanços na área de pesquisa que impactaram o desempenho no ranking ao longo dos anos. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom

O ranking Times Higher Education World University Rankings 2023 (THE) classificou a Universidade de Brasília (UnB) como a sétima melhor instituição federal e a 14ª melhor quando comparada a todas as universidades brasileiras, entre públicas e privadas. A avaliação analisou 2.325 instituições por todo o mundo. Entre elas, 73 brasileiras, sendo 39 federais. Neste ano, foram analisadas 203 universidades a mais do que em 2022, o que corresponde a aumento de 10% das universidades avaliadas em todo o mundo.

As classificações representam uma queda de um ponto em cada categoria quando comparadas ao ano passado. Dos cinco indicadores contabilizados pelo THE, houve melhoria em três (Pesquisa, Renda com a Indústria e Ensino) e piora em dois (Citações e Reconhecimento Internacional). A maior redução foi em Citações, responsável por 30% do escore total, cuja pontuação passou de 35 para 23,5 pontos. Na categoria Reconhecimento Internacional, a redução foi de 31,5 para 31,2, o que representa uma alteração de menos de 1%.

“A UnB continua, mais um ano, em um patamar de excelência nacional e internacional, mesmo com seguidos cortes orçamentários para pesquisa no Brasil e com o aumento do número de instituições avaliadas. Olhando para a série histórica, observamos notáveis avanços, principalmente em Pesquisa, Ensino e Renda com as nossas pesquisas. Isso demonstra a competência de uma comunidade que se dedica incondicionalmente a fazer, com a melhor qualidade, aquilo que é base para as universidades: ensino, pesquisa e extensão”, afirma a reitora Márcia Abrahão.

Para a reitora, a queda de um ponto na classificação demonstra a necessidade de continuar investindo em editais de pesquisa e no desenvolvendo da melhoria acadêmica. “Será sempre uma prioridade para a Universidade de Brasília. Estamos analisando os dados de citação para orientar a nossa comunidade sobre a melhor forma de citar a Universidade de Brasília nos artigos científicos internacionais.”

A decana de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional, Denise Imbroisi, defende uma ação semelhante. “A gestão tem apoiado pesquisadores da Universidade por meio de editais para publicações, livros e outras necessidades. Temos que continuar trabalhando com as unidades e decanatos acadêmicos, para ampliarmos o alcance e o impacto de nossas publicações.”

A categoria Pesquisa foi o maior aumento percentual na avaliação: 21,54% – passando de 13 pontos para 15,8. Em Renda com a Indústria, o avanço foi de 18,71%: atingida a pontuação de 49,5, que antes era de 41,7. Já em Ensino, pontuou 4,20% a mais que o resultado de 2022 – saindo de 26,2 pontos para 27,3.

RANKING – O Times Higher Education World University Rankings 2023 avaliou universidades de 104 países, sendo o mais diverso ranking universitário até hoje. A análise é baseada em 13 indicadores divididos em cinco áreas: Ensino, Pesquisa, Citações, Renda com a Indústria e Reconhecimento Internacional.